Padre Valdenício toma posse como pároco da Paróquia São José

A A
Fiéis da Paróquia São José receberam novo pároco em missa presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da região
Publicado em: 20/01/2017 - 12:30
Créditos: Redação


Os fiéis da Paróquia São José, no Setor Pastoral Ipiranga, que está sob os cuidados dos padres da Congregação Nossa Senhora de Sion, acolheram no domingo, 15, seu novo pároco, o Padre Valdenício Antônio da Silva, NDS, que foi empossado durante a missa presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga.

Entre os concelebrantes da missa estava o Padre Donizete Ribeiro, superior- geral da Congregação Nossa Senhora de Sion.

Nascido em Santa Maria do Suaçuí (MG), em 25 de outubro de 1972, Padre Valdenício ingressou na Congregação em 1990. Professou os primeiros votos em 1995 e os votos perpétuos em 2002, sendo ordenado diácono em 2003 e padre em 2004. Suas atividades ministeriais iniciaram-se justamente pela Paróquia São José no mesmo ano.

Congregação em várias atividades pastorais também nas paróquias Nossa Senhora do Rosário, em Castro (PR), em 2005; São Benedito, em Pedreiras (MA), de 2008 a 2012; e Senhor Bom Jesus, em Arujá (SP), entre 2012 e 2016. Também exerceu a função de formador dos religiosos da Congregação em 2006 e foi conselheiro-geral da Congregação, entre 2006 e 2011, sendo designado novamente para essa função em 2016, e também como assistente do superior-geral, além de superior e formador da Comunidade dos Junioristas da Congregação.

Ao assumir como o 22o pároco da história da Paróquia São José, criada há quase cem anos, em 1920, Padre Valdenício disse que conduzirá a comunidade a Jesus Cristo: “Creio na primazia de Deus e assumi em minha ordenação que não sou mais que um ‘cooperador de Deus’, e tenho experimentado a alegria de vê-lo trabalhar na fé e na vida do povo que a Congregação me tem confiado ao longo destes 13 anos de ministério sacerdotal”.

O Padre José Maria Leite, que administrou a Paróquia nos últimos dois anos, trabalhou intensamente para reforçar na comunidade a dimensão da centralidade da fé em Jesus Cristo e da Paróquia como lugar onde se segue a Cristo. O Sacerdote pediu à Congregação para voltar a estudar, por isso foi enviado à Comunidade Mãe de Sion, em Paris, na França, onde será formador dos religiosos estudantes e estará à disposição para as necessidades da Congregação.

Dom José Roberto ladeado por sacerdotes da Congregação de Sion, entre os quais o Padre Valdenício (de casula verde), empossado pároco