Pastoral Familiar promove reflexão sobre família e Catequese

A A
Encontro teve por tema ‘Família, nossa primeira comunidade’
Publicado em: 06/12/2017 - 14:45
Créditos: Redação

Arquivo Paroquial

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Setor Pastoral Anchieta, no sábado, 2, reuniram-se as lideranças e os coordenadores da Pastoral Familiar de diversas paróquias para discutir e estudar temas concernentes à catequese infantil e familiar.

Com o tema “Família, nossa primeira comunidade”, o encontro na igreja-matriz, na Vila Arapuá, teve início com uma breve explanação do Padre João Paulo Rizek, Administrador Paroquial, acerca das mudanças sociológicas que sucederam a Segunda Guerra Mundial, o êxodo rural e a mudança de paradigmas culturais, que obrigam uma nova Catequese, de cunho catecumenal, que envolva a pastoral da família.

Representando a Equipe de Juventude e a Pastoral Familiar da Paróquia, o casal Carolina e Marcos Lazarini apresentou o projeto “Gamj em Ação”, implantado pela Paróquia este ano, constituído de uma gincana em que participam os adolescentes da Perseverança e suas famílias. Tal gincana computava pontos a tarefas mensais que variavam desde atividades caritativas, como coleta de alimentos e roupas, até atividades de cunho espiritual, como a reza do Terço em família.

Padre Jorge Bernardes, Assessor Eclesiástico Regional da Pastoral Familiar, palestrou sobre a importância das tradições familiares e a necessidade de readaptação aos novos tempos, frisando documentos do Magistério da Igreja, como a Amoris Laetitia . O Sacerdote reforçou a importância de uma pastoral de cunho catecumenal, relembrando que não se pode mais pressupor que a educação catequética primária nasça no seio familiar. “As primeiras orações aprendemos ainda no colo materno”, afirmou. “Hoje, vislumbramos crianças com 8 ou 9 anos que não sabem rezar e ingressam na Catequese sem uma base mínima de espiritualidade”, comentou.  

O evento encerrou-se com a palestra do casal que coordena a Pastoral Familiar em nível regional, reforçando as ideias levantadas durante a tarde para uma união estratégica entre a Pastoral Familiar e a Catequese, a fim de gerar maior eficácia na regeneração cristã da sociedade.