Pré-Congresso trata sobre caminhos para vocação e discernimento

A A
Atividade acontece na Fundação Nossa Senhora Auxiliadora, no sábado, dia 23, promovida pelo Serviço de Animação Vocacional
Publicado em: 27/03/2019 - 12:15
Créditos: Redação

No sábado, 23, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Região Episcopal Ipiranga realizou o Pré-Congresso Vocacional, na Fundação Nossa Senhora Auxiliadora (Funsai).

A atividade ocorreu em sintonia com o Congresso Vocacional Nacional, que acontecerá em setembro, em Aparecida (SP), e o Pré-Congresso Vocacional Arquidiocesano, que será em maio.

O intuito do Pré-Congresso Vocacional foi animar as pastorais, grupos e movimentos de paróquias a trabalhar em perspectiva vocacional, preocupando-se com o futuro da Igreja e preparando os adolescentes e jovens para continuar a missão de evangelizar.

Foi analisado o texto-base do Congresso Vocacional, que traz como tema “Vocação e Discernimento”. Entre os participantes do Pré-Congresso, houve a percepção que ainda é preciso avançar na dimensão de uma “cultura vocacional”

Falou-se, também, da necessidade de melhor capacitar os agentes para os serviços de animação vocacional na Igreja, a fim de que acompanhem os adolescentes e jovens no caminho do discernimento e na elaboração de um projeto pessoal de vida.

A realização do Pré-Congresso contou com o apoio e a presença de Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Ipiranga, que iluminou as partilhas dos grupos e também motivou a equipe do SAV na Região Episcopal.

O Pré-Congresso foi concluído com a missa presidida por Dom José Roberto.