Região Ipiranga reúne as coordenações de pastorais

A A
Campanha da Fraternidade 2018 e Sínodo Arquidiocesano foram pautas da reunião
Publicado em: 07/02/2018 - 13:30
Créditos: Redação

No último sábado, foi realizada, nas dependências da Região Episcopal Ipiranga, a reunião do CRP – Comissão Regional de Pastoral, em que participaram os coordenadores regionais de pastorais, serviços e movimentos e mais dois agentes de cada paróquia. 

Pe. Pedro Luiz Amorim Pereira, coordenador de Pastoral da Região Ipiranga, iniciou a reunião apresentando a Campanha da Fraternidade 2018, seus objetivos geral e específico, tema e lema. 

Falou a todos sobre a Cultura da Violência que normalmente atribui a culpa à vítima, como, por exemplo, nos casos em que estupros de mulheres são atribuídos a seu modo de se comportar e se vestir ou quando a responsabilidade pela violência contra adolescentes é justificada por se tratar de um usuário de drogas. 

Padre Pedro Luiz enfatizou a importância de conhecer a realidade próxima da comunidade que apresenta conflitos, para um discernimento sobre as melhores soluções e contribuições possíveis. Acompanhar famílias, jovens, grupos de bairro rivais, e escolas com incidências de conflitos são atitudes que ajudam a superar a violência.

A Pastoral Familiar é capaz de ajudar cada família a superar os problemas, especialmente os de violência doméstica. 

Encerrando o assunto da Campanha da Fraternidade, Padre Pedro Luiz citou Is. 1,16-17 “Lavai-vos, limpai-vos, tirai da minha vista as injustiças que praticais. Parai de fazer o mal e aprendei a fazer o bem, buscai o que é correto, defendei o direito do oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva” e a frase do Papa Francisco no dia Mundial da Paz em 2017: “Todos nós desejamos a Paz, muitas pessoas a constroem todos os dias com pequenos gestos; muitos sofrem e suportam pacientemente à dificuldade de tantas tentativas para construí-la”. 

Em seguida, Dom José Roberto falou sobre o Sínodo Arquidiocesano, e foi entregue a cartilha do Sínodo a todos os presentes. O Bispo falou da importância do sínodo em nossa Arquidiocese, pois este é um caminho de comunhão, conversão e renovação missionária, como diz a cartilha entregue. 

A cartilha é composta pela apresentação do Sínodo, seu regulamento e os encontros que deverão acontecer de março a outubro. Foram esclarecidos vários pontos do regulamento.

Dom José Roberto lembrou que, no dia 24 de fevereiro, haverá o Encontro do Cardeal Odilo com as equipes paroquiais do sínodo e pediu para que não faltassem, pois será um momento de explicação e esclarecimentos.