Religiosos de Nossa Senhora das Mercês celebram Jubileu de 800 anos

A A
Dom José Roberto Fortes Palau presidiu missa no jubileu dos 800 anos da Ordem das Mercês, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, dia 10
Publicado em: 15/08/2018 - 13:30
Créditos: Redação

Na sexta-feira, 10, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no Setor Pastoral Anchieta, celebrou o jubileu dos 800 anos da Ordem das Mercês (Mercedários), que atua na comunidade paroquial desde a sua fundação. A missa solene foi presidida por Dom José Roberto Fortes Palau e contou com a participação dos Padres religiosos que atendem a Paróquia, dos frades e de membros leigos da Ordem Terceira das Mercês, além de inúmeros fiéis devotos da Virgem das Mercês.

Padres Mercedários

Pedro Nolasco, um jovem leigo, sentiu que precisava fazer alguma coisa para ajudar os cristãos que estavam nessa situação. Colocou seus bens e sua economia para libertar os cristãos que estavam no cativeiro e, aos poucos, começou a libertar os que corriam o risco de perder a fé em Cristo. Certa noite, estando em oração, contemplou a Mãe de Deus, que pedia que ele fundasse uma Ordem Religiosa para trabalhar pela libertação dos cativos. 

Assim, tendo Jesus redentor como modelo e sendo inspirado por Maria, que com carinho cuida de seus filhos, Pedro Nolasco fundou, no dia 10 de agosto de 1218, com o aval do Rei Jaime I de Aragão e o Bispo Berenguer de Palau, na Catedral de Barcelona, a Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos.

Quando iam redimir os cativos, os religiosos Mercedários compreendiam que precisavam resgatar o máximo de cristãos. Por isso, no momento da profissão dos votos religiosos, é acrescentado mais um voto: colocar-se no lugar do cativo e estar disposto a entregar a vida por ele. Dessa forma, muitos foram os religiosos que, participando das redenções, ficaram no lugar dos cativos porque tinha acabado o dinheiro, esperando que seus irmãos de hábito os fossem libertar. 

A Família de Pedro Nolasco está presente no Brasil tanto por meio dos religiosos Mercedários, como por meio das Irmãs Mercedárias da Caridade e das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil. A partir de 2007 foi feita a opção por trabalhar na libertação dos dependentes químicos. Assim, após uma Campanha Redentora foi criado o Recanto Mercê, na cidade de Alexânia, próximo de Brasília, para auxiliar na libertação da dependência química.

Na celebração jubilar, Dom José Roberto recordou que a Ordem Mercedária foi fundada por um leigo, acrescentando que, dentro do Ano Nacional do laicato, esse é um impulso para que todos os leigos estejam dispostos a assumir o compromisso de se colocar a serviço da Igreja.