Santuário Santa Edwiges realiza Semana de Espiritualidade

A A
 7ª Semana de Espiritualidade, enfatizou a dimensão pastoral dos leigos.
Publicado em: 01/08/2018 - 13:15
Créditos: Redação
Martinho Vagner

O Santuário Santa Edwiges, localizado no Sacomã, no Setor Anchieta da Região Episcopal Ipiranga, realizou a 7ª Semana de Espiritualidade entre os dias 23 e 27 de julho. Com ênfase na dimensão pastoral dos leigos e leigas na Igreja, a Semana de Espiritualidade foi dinamizada por vários temas que tratam os leigos e leigas como agentes e promotores da fé.

Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, abriu a primeira noite do evento. Ele falou sobre o Ano Nacional do Laicato, indicando que a meta da espiritualidade é alcançar a santidade, pois “todos os batizados são chamados à santidade, vivendo a graça batismal, conscientes de serem membros da Igreja de Cristo, participantes ativos da comunidade, evangelizando a juventude e exercendo sempre a caridade”. 

Padre Pedro Luiz Amorim, Vigário da Paróquia Imaculada Conceição, no Ipiranga, refletiu, por duas noites seguidas, sobre a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco, que trata da santidade no mundo atual. O Sacerdote analisou cada capítulo da Exortação e a aplicação da temática na vida dos cristãos católicos. 

Na quarta noite de atividades, o Padre Josefino Bennelson Barbosa refletiu sobre uma espiritualidade leiga particular: os Leigos Oblatos de São José, que juntamente com os padres que dirigem pastoralmente o Santuário Santa Edwiges, deles comungam da missão e carisma josefinos, que é cuidar dos interesses de Jesus na imitação de São José.

O professor Gilberto José Chimenti, na última noite, realizou uma Lectio Divina dirigida com a comunidade paroquial, que em um contato dinâmico e direto com a Palavra Deus pôde experimentar os passos e método da oração com a Bíblia.