São Serapião é festejado na Vila Moraes

A A
Imagem de São Serapião, em frente ao altar da Paróquia durante um dos dias da festa do Padroeiro
Publicado em: 24/11/2017 - 12:30
Créditos: Redação

Arquivo Paroquial​

Os fiéis da Paróquia Santa Ângela e São Serapião, no Setor Pastoral Cursino, festejaram o santo padroeiro, no dia 14.

A devoção ao Santo na Vila Moraes remonta ao tempo em que a então Comunidade Santa Ângela pertencia à Paróquia Nossa Senhora das Mercês, administrada pelos frades Mercedários, da ordem fundada por São Pedro Nolascos, São Raimundo Nonato e o Mártir São Serapião, entre os séculos XII e XIII. Quando a comunidade se tornou Paróquia, nos anos 1950, os padres deixaram como herança uma imagem de São Serapião, esculpida em madeira, em 1960. 

Procedente de família cristã da nobreza inglesa, São Serapião nasceu em Londres, na Inglaterra, em 1179. Muito jovem, já estava atuando ao lado do pai na cruzada comandada pelo lendário Ricardo Coração de Leão. Em meio à vida militar em defesa dos cristãos, conheceu o Padre Pedro Nolasco, fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Serapião ingressou na Ordem e recebeu o hábito mercedário em 1222. Morreu em 14 de novembro de 1240, pelas mãos de muçulmanos, em Argel, atual capital da Argélia, após recusar-se a negar a fé cristã.

Pela primeira vez desde a fundação da Paróquia foi realizada uma novena ao santo mercedário. Segundo Padre José Lino Mota Freire, Pároco, os fiéis acolheram a novena com muita fé e carinho: “Como toda festa do padroeiro, há a sensibilidade de quem organiza e das pessoas de fé que acolhem, e posso dizer que colhemos muitos frutos. A partir do momento que cada pessoa, cada liderança e paroquianos se empenham em fazer a festa e realizar o novenário, em selecionar os pedidos grandes em uma festa de padroeiro, entendo que esta festa é um grande acontecimento onde se reúne todos os pedidos e se esperam as graças. Houve a participação do povo, a autenticidade e a simplicidade da fé e a devoção ao padroeiro, que tem por especificidade de intercessão pelas pessoas que sofrem de doenças de articulação. Foi uma festa muito boa, na qual se acentuou a fé no padroeiro”.