Setor Juventude Regional Acolhe Novo Coordenador

A A
No último sábado, (21/04), o Setor Juventude regional, acolheu seu novo coordenador, Matheus Pereira.
Publicado em: 26/04/2018 - 11:00
Créditos: Matheus Pereira

No sábado, 21 de abril de 2018, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, setor pastoral Vila Mariana, o Setor Juventude da Região Episcopal Ipiranga apresentou seu novo coordenador Matheus Pereira Silva que substituirá Nei Márcio de Oliveira Sá, que desde 2013 era responsável por esse trabalho junto à juventude.

A mudança de coordenação foi resultado de um longo processo que o Setor Juventude realizou desde a sua reestruturação em 2013. Por conta da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o então Vigário Episcopal, Pe. Anísio Hilário, convidou Nei Márcio para iniciar um trabalho de retomada da juventude na Região Episcopal com base nas diretrizes do documento 83 da CNBB, sobre a evangelização de juventude. A partir disso, o leigo atuante na Paróquia Nossa Senhora das Graças, setor pastoral Imigrantes, reuniu demais pessoas que participavam na Pastoral da Juventude para estruturar essa primeira equipe, cujo objetivo era formar lideranças entre as juventudes paroquiais.

Em 2014 foi realizado o primeiro Curso de Dinâmica Cristã (CDC), para lideranças dos grupos de jovens das paróquias da Região Episcopal Ipiranga, de onde surgiram os primeiros articuladores jovens. Hoje, assessores adultos e articuladores jovens são responsáveis por promover a integração e a formação dos grupos, divididos por atuação nos setores pastorais. O Setor Juventude promove formações, eventos, atividades de ação social e, para os anos 2018 e 2019, conta com as diretrizes do Projeto Pastoral apresentado na última reunião pelo novo coordenador.

Matheus Pereira Silva, coordenador do Setor Juventude na Região Episcopal, é pertencente à Comunidade São João Batista, que faz parte da área pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no setor pastoral Anchieta. Foi coordenador do grupo de jovens Saluz por 4 anos, e atualmente responde pela Pastoral da Crisma na comunidade atendida pelos religiosos mercedários. Desde 2015 atua no Setor Juventude, inicialmente como articulador jovem no setor pastoral Anchieta e, desde 2017, no setor pastoral Cursino. No dia 08 de abril de 2018, na Paróquia São João Clímaco, a equipe de assessoria e articulação do Setor Juventude realizou uma votação, na qual o jovem foi escolhido como novo coordenador. Na sua apresentação como coordenador, no dia 21 de abril, o novo coordenador recordou a importância de um trabalho de evangelização da juventude que busque a essência do “ser jovem cristão”, para nisso saber qual é a vontade de Deus para cada um. “Menos para que Deus seja mais!”, ele lembrou para as lideranças dos grupos de jovens e movimentos presentes na reunião.

Nei Márcio, coordenador desde 2013 do Setor Juventude, é da Paróquia Nossa Senhora das Graças, setor pastoral Imigrantes. Trabalhou nesse período para a formação de lideranças paroquiais, de articulações setoriais, até que a equipe estivesse estruturada a ponto de eleger um coordenador jovem. Ele continuará seu trabalho no Setor Juventude, como assessor adulto e segue coordenando o curso de teologia para leigos da Região Episcopal, que acontece todos os sábados na Cúria Regional. Durante a reunião do dia 21 de abril, Nei recordou os desafios na formação das lideranças na Região Episcopal, e todo trabalho feito desde 2013 com eventos de integração entre as paróquias, formação de lideranças e de diversos temas (como, por exemplo, sobre Doutrina Social da Igreja que ocorreu em 2017), visita às paróquias, grupos e movimentos.

A partir de 2018, o Setor Juventude segue com uma nova coordenação e com equipes de Formação, Cidadania e Ação Social, e Comunicação. Essas equipes serão formadas por Assessores Adultos, Articuladores Jovens e por membros de grupos de jovens paroquiais que possam contribuir com o trabalho pastoral do Setor Juventude, visando as duas prioridades pastorais que darão direcionamento para todas ações até o final de 2019: Articulação entre os grupos e Formação.