133 crianças e adolescentes são beneficiados em projeto das Irmãs Capuchinhas

A A
Centro Educativo Frei Luiz Amigó (Cefla), um projeto social que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos
Publicado em: 06/09/2017 - 12:30
Créditos: Redação

Benigno Naveira

As irmãs da Congregação Terciária Capuchinhas da Sagrada Família mantêm na zona Oeste de São Paulo o Centro Educativo Frei Luiz Amigó (Cefla), um projeto social que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, com o objetivo de educá-los para serem futuros construtores de uma sociedade mais humana, fraterna e solidária.

No projeto são atendidas 133 crianças entre o período da manhã e da tarde. A elas são oferecidas refeições e atividades com aspectos sociais. Há, ainda, projetos de cidadania, com artes, música, dança, esporte, artesanato e oficinas diversas. O local é também um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas, que buscam assegurar fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio comunitário social. 

Em conversa com a Pastoral da Comunicação da Região Lapa, em 31 de agosto, a Irmã Helena Angonese, Diretora do Cefla, psicóloga, professora e religiosa consagrada há 30 anos, lembrou que o local foi fundado em 1° de outubro de 2003 e tem atualmente parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Além da Irmã Helena, o grupo de trabalho é composto pelas irmãs Maria Aparecida da Silva, Gabriela del Pilon Saavedra e Cecilia Nacano, além de nove funcionários e voluntários. 

A Congregação Terciária Capuchinhas da Sagrada Família foi criada na Espanha, em 11 de junho de 1885, e em 2017 completou 132 anos, tendo como fundador o Frei Luiz Amigó Ferrer, que depois se tornou bispo. Ele tinha como carisma a misericórdia do bom pastor em busca das ovelhas perdidas, com o lema “O Rosto do Pai Misericordioso”. Além disso, nutria especial atenção para o cuidado das crianças.