Cardeal Scherer dedica templo e altar de paróquia no Butantã

A A
A dedicação da igreja é um gesto de fé reforçou Dom Odilo em missa de dedicação do templo e do altar no Setor Pastoral Butantã
Publicado em: 22/05/2017 - 14:30
Créditos: Jornal O São Paulo


Centenas de fiéis lotaram a igreja-matriz da Paróquia Santa Maria Goretti, no Setor Pastoral Butantã, na noite do domingo, 14, para a celebração de dedicação do templo e do altar, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos padres Amado Lopes de Carvalho, pároco, e Antonio Francisco Ribeiro, coordenador regional de pastoral.

Dom Odilo recordou, no início da missa, que dedicar o templo e o altar é entregá-los a Deus; e ressaltou que a dedicação da igreja é um gesto de fé, que marca para sempre a história daquela Paróquia, e que o acompanhamento da sequência do rito e de todo seu simbolismo ajuda o povo a compreender melhor a fé.

O rito da dedicação começou com a aspersão da água sobre o altar, as paredes do templo e a assembleia de fiéis. Em seguida, os leitores entregaram o lecionário a Dom Odilo, que o depositou sobre o ambão. O Arcebispo, na homilia, após parabenizar as mulheres pelo Dia das Mães, lembrou que é nas igrejas que o povo vive os santos mistérios, dando testemunho de fé; e afirmou que para chegar à morada do Senhor é preciso que se siga o caminho da fé em Cristo.

Após a profissão de fé e a Ladainha de Todos os Santos, foram depositados sob o altar as relíquias de Santo Antônio de Sant´Anna Galvão, Santa Madre Paulina, São José de Anchieta, Beato Mariano de La Mata e Beata Madre Assunta Marchetti, que significam que todos os batizados na morte de Cristo e os que derramaram seu sangue pelo Senhor participam de sua Paixão. Depois, Dom Odilo proferiu a prece de dedicação da igreja e do altar, ungiu o templo e o altar com óleo da Crisma, incensando-o posteriormente. O rito teve sequência com o revestimento do altar e o acendimento das velas.

Na parte final da missa, Padre Amado agradeceu a Dom Odilo pela presença, rendeu graças a Deus por aquele momento e pediu a intercessão dos santos cujas relíquias foram depositadas sob o altar e da padroeira, Santa Maria Goretti.