Previdência, Ano Mariano e Plano de Pastoral são temas de atenção do clero

A A
Cardeal Scherer participa da reunião do clero atuante na Região Episcopal Lapa, no dia 14
Publicado em: 24/03/2017 - 13:30
Créditos: Jornal O SÃO PAULO


O clero atuante na Região Episcopal Lapa reuniu-se no dia 14 para refletir sobre a Reforma da Previdência proposta pelo governo na PEC 287/16.

O advogado Dr. Celso Mashio Rodrigues, especialista em Direito Previdenciário, apresentou quais são os benefícios da Previdência Social vigente e quais são as mudanças propostas pela reforma. A PEC 287 abarca um conjunto de medidas que, segundo o governo, seriam indispensáveis para evitar a quebra do sistema previdenciário brasileiro. Dr. Celso explicou que a PEC 287 aumenta o tempo de contribuição e reduz o valor das aposentadorias para todos os trabalhadores.

Nesse contexto, alguns movimentos sustentam que a PEC 287 não garante, como determina o artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “o direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice e outros casos de perda dos meios de subsistência”, e por isso pedem a realização de uma discussão mais ampla e democrática com a sociedade, a apresentação de estudos econômicos, atuais e demográficos completos, e a transparência na divulgação dos dados da Seguridade Social.

Também durante a reunião, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, falou sobre a Carta Pastoral “Viva a Mãe de Deus e nossa!”, escrita por ele por conta do Ano Mariano Nacional.

O Arcebispo recomendou que a carta seja distribuída aos fiéis e que os padres desenvolvam nas paróquias as práticas devocionais indicadas, e que tenham atenção especial às peregrinações às igrejas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida e também à peregrinação da Arquidiocese ao Santuário Nacional de Aparecida, em 7 de maio.

Dom Odilo recomendou também que o 12º Plano Arquidiocesano de Pastoral seja distribuído aos agentes de pastoral, e que haja momentos de estudo do Plano em âmbito regional, setorial e, principalmente, paroquial.

Padre Antônio Francisco Ribeiro, coordenador regional de pastoral, disse que o Plano já está disponível nas paróquias e que a Região Lapa tem um calendário de estudo para 2017, com continuidade para os próximos anos. Ele também informou que o Conselho Regional de Pastoral indicará na reunião, em 1º de abril, os destaques pastorais da Região.