Sínodo dos Bispos e caminhada sinodal são assuntos do CRP

A A
Preparar o segundo momento da etapa do sínodo nas paróquias, foi o motivo do encontro.
Publicado em: 12/07/2018 - 12:30
Créditos: Redação

Wilkens Marcos 

Aconteceu no sábado, 7, na Paróquia São João Batista, no Setor Pastoral Lapa, o segundo encontro do Conselho Regional de Pastoral (CRP), com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. 

Também participaram Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal para Educação e Universidade; Padre Jorge Pierozan (Padre Rocha), Vigário Episcopal da Região Lapa; Padre Antonio Francisco Ribeiro, Assistente Eclesiástico de Pastorais da Região; o Major Evanilson Correa de Souza; o Capitão Dilermando César Silva, da Diretoria Comunitária e Direitos Humanos  (DPCDH); além de outros padres, leigos e agentes de pastorais. 

O encontro teve o objetivo de preparar o segundo momento da etapa do sínodo nas paróquias, que ocorrerá até o final de agosto, com o propósito de fazer um levantamento da realidade paroquial por meio do formulário preparado pela Comissão de Coordenação do sínodo.

Após a oração inicial, o Major Souza e o Capitão Dilermando explicaram como funciona a estrutura da Polícia Militar e como esta pode colaborar com a Igreja por meio das obras sociais que a PM realiza junto às comunidades. 

Na sequência, o Cardeal Scherer falou sobre o sínodo arquidiocesano. Ele perguntou sobre a participação das paróquias e apresentou o segundo momento da etapa sinodal nas paróquias, em que os animadores sinodais serão preparados para realizar o levantamento da realidade paroquial. 

Em seguida, Dom Carlos falou sobre o Sínodo dos Bispos e dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará no Panamá, em janeiro de 2019. Essa nova etapa tem lugar no ano em que o Papa Francisco convocou a assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A atenção, a oração e a reflexão da Igreja sobre os jovens é o dom precioso que destaca que são o sal que dá sabor para Deus, para a Igreja e para o mundo. Os jovens são chamados a refletir sobre a própria vocação na Igreja. O discernimento que se deve fazer neste caso tem como objetivo abrirse a Deus que chama. Portanto, é necessário o silêncio da oração para escutar a voz de Deus que ressoa na consciência.

Após o intervalo, o Padre Antonio Francisco deu abertura ao III Concurso Pascom Lapa de Fotografia - que seguirá até 14 de outubro - com informações, regulamento e prêmios. Outras informações podem ser encontradas no Facebook (III Concurso Pascom Lapa de Fotografia).