Uma paróquia com a missão de anunciar o Evangelho na universidade

A A
75 anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Publicado em: 25/08/2021 - 14:45
Créditos: Redação

No domingo, 22, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu missa na Paróquia Imaculado Coração de Maria, sede e matriz da Paróquia Universitária de São Paulo e da Paróquia Territorial do Coração Imaculado de Maria, anexa ao campus Perdizes, na zona Oeste da capital.

A Eucaristia foi concelebrada pelos Padres Valeriano dos Santos Costa, Pároco; Bruno Raphael da Cunha Dobicz, Jucilei Lima da Silva e José Ferreira Filho, Secretário do Arcebispo.

MOTIVOS PARA CELEBRAR

No início da celebração, o Pároco agradeceu a presença do Cardeal e recordou três motivos para render graças: os 75 anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), fundada em 22 de agosto de 1946; a Catequese Dominical, iniciativa própria com a colaboração da pesquisadora Wilma Steagall de Tommaso, um marco na pandemia, que já ultrapassou a quinquagésima edição; e a comunidade sacerdotal que se formou na Paróquia com a chegada dos Padres Bruno, da Diocese de Umuarama (PR), e Jucilei, da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia (PI), que vieram para cursar a pós-graduação na PUC-SP e vão colaborar na comunidade paroquial.

DINÂMICA PASTORAL

Dom Odilo ressaltou que a Paróquia Pessoal Universitária tem como “missão estar presente no espaço universitário para dar assistência aos estudantes, professores e funcionários e, portanto, ser sinal da presença de Deus e da Igreja, no cultivo da fé e dos valores do Evangelho”.

Padre Valeriano explicou que a “dinâmica paroquial empenha ações de evangelização e construção da vivência da fé, a partir da ação pastoral, da celebração da Eucaristia e dos sacramentos”.

Wilma Steagall de Tommaso é doutora em Ciências da Religião e paroquiana. Ela ressaltou que a Paróquia é dinâmica em suas atividades evangelizadoras e em ações concretas.

“São desenvolvidas atividades voltadas ao resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da doação de cestas básicas e outros itens básicos à vida humana”, disse, pontuando, ainda, que a comunidade paroquial auxilia na manutenção de três creches.

“A Catequese Dominical, on-line, no YouTube (Evangelizando pela Arte), é uma forma de chegar às pessoas por intermédio da arte sacra e litúrgica. Os encontros visam a apresentar o significado de ser cristão, os valores dos sacramentos e da Palavra de Deus como forma de ensinar a fé mediante a arte e a cultura”, pontuou.

PARÓQUIA PESSOAL E TERRITORIAL

A Capela da PUC, como é conhecida, está inserida no contexto de Paróquia Pessoal, pois está voltada à assistência pastoral de um grupo de pessoas (fiéis) circunscritas a uma determinada realidade – no caso, a universidade –, aos universitários. E abrange sua extensão a Paróquia Territorial, pois está inserida no território adjacente à PUC.

A Igreja do Coração Imaculado de Maria é sede e matriz da Paróquia Universitária de São Paulo, criada em 30 de abril de 1965, e a Paróquia Territorial do Coração Imaculado de Maria foi erigida em 21 de agosto de 1967.

PASTORAL UNIVERSITÁRIA

O objetivo da Pastoral é a ação evangelizadora, com o intuito de auxiliar a comunidade universitária a articular de maneira adequada sua vida acadêmica, pessoal e social com a fé. Para isso, anima, dinamiza e desperta a vivência da fé e a convivência fraterna entre os membros da comunidade universitária.

Padre Rodrigo Pires Vilela é o Coordenador da Pastoral Universitária da PUC-SP. Ele enfatizou que a Pastoral está presente em todos os campi da PUC com ações como formação para a iniciação à vida cristã, serviço de orientação espiritual para o corpo acadêmico, promoção da cultura evangelizadora dentro da Universidade, atuação em comissões, atendimento pessoal e atividades de responsabilidade social.

“A ação pastoral na Pontifícia Universidade tem o papel de ser presença cristã para promover e articular a vida cristã neste ambiente”, afirmou, destacando ainda que a Pastoral Universitária é uma pastoral de fronteiras, não tem cunho de pastoral paroquial, “a proposta é viver em constante diálogo com o universo acadêmico, atendendo às demandas individuais dos estudantes, que envolvem muitas vezes questões existenciais, culturais, espirituais e, às vezes, somente uma busca de fraternidade no ambiente acadêmico”, ressaltou o Coordenador.