Câmara Eclesiástica iniciará atividades

A A
Dom Sergio celebrou missa na Capela São José, dando inicio as atividades da Câmara Eclesiástica de Instrução Processual da Região Santana
Publicado em: 18/08/2017 - 14:15
Créditos: Região Santana

Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu missa na Capela São José da Cúria de Santana, na sexta-feira, 11, quando instalou a Câmara Eclesiástica Regional. 

Na ocasião, também foram empossados como auditores os padres Eduardo Higashi, Eduardo Ernesto Cruz, Eduardo Coelho, Hugo Souza, Gil Moretto, Jorge da Silva e José Esteves Filho; e como notários os diáconos José Luiz Silvério, Márcio Cesena e Mário José Rodrigues e as senhoras Aparecida Zenesi, Elisabete dos Santos e Maria Inês Leandro. 

A Igreja Católica possui um ordenamento jurídico que atende às necessidades de sua vida pastoral, dentre as quais se destaca o Matrimônio. A Igreja possui um Tribunal Eclesiástico, em que são julgadas as causas de nulidade matrimonial. Os tribunais podem ser de primeira ou de segunda instância. 

Considerando a extensão da Arquidiocese de São Paulo e a determinação do Papa Francisco para que as estruturas judiciárias estejam mais próximas e acessíveis aos fiéis, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, criou nas regiões episcopais as Câmaras Eclesiásticas, que são locais de auxílio ao Tribunal Interdiocesano, que julga as causas propostas nas Câmaras.

“As Câmaras Eclesiásticas têm como objetivo aproximar o Tribunal Eclesiástico daquelas pessoas que buscam verificar a possibilidade de obter a Declaração de Nulidade de um Matrimônio que por algum motivo não foi mantido. Assim, a nossa responsabilidade é grande e requer um esforço de todos os envolvidos nas Câmaras, pois precisamos acolher e ajudar essas pessoas a fazerem um caminho de reconciliação, de perdão, e também uma experiência da misericórdia de Deus”, disse o Padre Eduardo Higashi, nomeado coordenador da equipe. 

O atendimento ao público, com início no dia 22 deste mês, será sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, das 14h às 17h, e das 19h às 21h; às quintas-feiras, das 9h às 12h; e aos sábados, das 9h às 12h.

Quem tiver interesse na declaração de nulidade de seu Matrimônio deve agendar a visita com Izabel Machado, na Câmara Eclesiástica de Instrução Processual da Região Episcopal Santana (Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1.877 – mais informações pelo telefone 2991-5335 ou pelo e-mail izabel.secretariado@uol.com.br). Será, então, agendado um encontro do interessado com a equipe para relatar sua história matrimonial, com o objetivo de receber as instruções necessárias para iniciar o pedido e introduzi-lo no Tribunal.

Região Santana