Agosto começa com 3 atividades na Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras

A A
Aniversário, Dia do Padre e Festa do Padroeiro foram celebrados
Publicado em: 20/08/2018 - 13:15
Créditos: Redação

Três atividades marcaram o início do mês de agosto na Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, no Setor Vila Maria: No dia 1º, foi o aniversário natalício do Pároco Frei Ernane Pereira Marinho, SIA. No sábado, 4, foi celebrado o Dia do Padre, e no domingo, 5, aconteceu a festa do padroeiro, com missa solene.

Antonio Rampazzo

 

ANIVERSÁRIO DO PÁROCO

O Pároco Frei Ernane Pereira, nascido no dia 1 de agosto de 1968, completou 50 anos de idade no início desse mês. Seu aniversário foi celebrado na Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras. Em sua página do Facebook, a Paróquia manifestou gratidão ao Frei: “A Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras e a Capela Bom Pastor, todos os integrantes de Pastorais e Movimentos, além dos demais paroquianos estão felizes por terem a graça de comemorarem o aniversário natalício de nosso Pastor, o querido Frei Ernane”.

 

DIA DO PADRE

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em agosto, 4, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

A data, celebrada no mesmo dia da festa do padroeiro de todos os sacerdotes, foi instituída pelo Papa Pio XI. Essa comemoração coloca em evidência uma das principais figuras da Igreja católica: o Padre. A função deste membro do clero é de extrema importância para a Igreja e o caminho de seus fiéis. Ser Padre sempre foi uma missão de muito valor e de difícil definição, apesar dos inúmeros adjetivos normalmente aplicados a ela.

Comumente, a atividade de sacerdote é comparada à função de ser pai, amoroso, respeitoso, conhecedor da palavra de Deus, caridoso, humilde e inseparável de Jesus. “O Padre é homem de misericórdia e compaixão, como o bom samaritano, como Jesus, o bom pastor. O Padre está chamado a ter um coração que se comove, não ajudam a Igreja os Padres assépticos”, na visão do Papa Francisco, são essas algumas das características ideais que devem acompanhar um sacerdote.

 

FESTA DO PADROEIRO

Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas, cuja vida e santidade comprovadas estimulam a vivência de fé em comunhão com a vontade de Deus.

O padroeiro de todos os sacerdotes é São João Maria Vianney, esse santo homem nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por muitas dificuldades, por conta das poucas habilidades, foi ordenado sacerdote.

Apesar de todas as complicações que enfrentou, o Santo Cura D’Ars é considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.

Hoje, a contribuição e vida santa dele é inegável e reconhecida por toda a Igreja católica. “Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes”, palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo, que reforçam o significado e se confundem com a vida e trajetória do padroeiro de todos sacerdotes.

 

(Com Informações de Canção Nova, Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, Região Episcopal Santana)