“Coragem!”

A A
Um documentário sobre dom Paulo Evaristo Arns, o mais importante cardeal brasileiro do século XX
Publicado em: 07/12/2017 - 12:15
Créditos: Redação


 

“Coragem!”

 

“Dom Paulo está fazendo muita falta neste país conflagrado”, diz o diretor Ricardo Carvalho

 

No mês de dezembro, quando a morte de Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016) completa um ano (no dia 14), o país ganha o primeiro documentário sobre este catarinense que, por sua atuação, vem sendo considerado o mais importante cardeal brasileiro do século XX.

Arcebispo de São Paulo de 1970 a 1998, ele dedicou sua vida  à melhoria da vida das comunidades carentes, ao mesmo tempo que lutou pelos Direitos Humanos durante todo o período da ditadura militar. O documentário, com 1h15m, que leva o título “Coragem! As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, é o resultado de um trabalho de quatro anos do jornalista Ricardo Carvalho. Com mais de 30 anos de atividades, ele foi repórter dedicado ao segmento de direitos humanos no jornal Folha de S.Paulo. Em seguida, e por um longo período, trabalhou na TV Cultura e na TV Globo. Mais tarde, tornou-se dono de uma produtora independente. O vasto material reunido por conta do trabalho e a proximidade com Dom Paulo o motivou a escrever e dirigir o documentário.

“Por conta de minha experiência profissional acumulada em tantos anos de trabalho, achei que era hora de escrever e dirigir um documentário que pudesse expandir ainda mais o trabalho de Dom Paulo”, conta. Tomada a decisão, somou às informações já guardadas (reportagens, encontros com o cardeal, fotos, gravações) o vasto material garimpado graças a colaboradores como Maria Angela Borsoi (secretária de Dom Paulo por mais de 40 anos), que lhe deu acesso à Sala Cardeal Arns; a família do religioso; veículos de informação como Folha de S. Paulo, TV Globo, TV Cultura, TV PUC e Rede Rua, que cederam material de arquivo. E ainda o Instituto Vladimir Herzog, a Globo Filmes e a GloboNews, coprodutoras do documentário.

“Foi um trabalho de ourivesaria”, conta Ricardo, “buscando a melhor fala, descobrindo coisas pouco conhecidas, entrevistando pessoas chaves”. Entre as revelações, o encontro de D. Paulo com o general Emílio Garrastazú Médici (presidente do Brasil entre outubro de 1969 e março de 1974); a correspondência de Dom Paulo com Fidel Castro; as visitas aos porões da ditadura militar em busca de presos, e reuniões em Brasília em busca de desaparecidos.

Trê meses antes de morrer, D. Paulo assistiu uma das versões quase pronta o filme. Ricardo lembra da emoção do cardeal da esperança ao abraçá-lo e ao Ivo Herzog, director do Instituto Vladimir Herzog, que apoiou a realização do filme. “Coragem”!  tem roteiro e direção de Ricardo Carvalho; narração de Paulo Betti; produção da TVM-documentários, com apoio do Itaú e do Instituto Arapyaú.