Dom Sergio preside Missa dos Santos Óleos com renovação das promessas sacerdotais

A A
Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu na quarta-feira à noite, dia 12, na igreja de Sant’Ana a "Missa do Crisma"
Publicado em: 26/04/2017 - 11:15
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves Colaborador de comunicação da Região Santana

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu na quarta-feira à noite, dia 12, na igreja de Sant’Ana a "Missa do Crisma", que é um prelúdio do Tríduo Pascal, pois este se inicia com a Missa vespertina da Ceia do Senhor.
A celebração eucarística é denominada de "Missa dos Santos Óleos" porque o bispo abençoa os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o Santo Crisma.

A Liturgia cristã absorveu o costume do Antigo Testamento, em que reis, sacerdotes e profetas eram ungidos com o óleo da consagração, cujo nome significa “Ungido do Senhor”.  Assim, com o santo Crisma consagrado pelo bispo é que os recém-batizados são ungidos e os confirmandos são marcados. Com o óleo dos catecúmenos são os catecúmenos preparados para o batismo, e com o óleo dos enfermos os doentes podem suportar e superar com fortaleza os males e alcançarem o perdão dos pecados.

Durante a missa, os padres da Região Episcopal Santana também renovaram as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, o que dá origem a outra denominação dessa celebração: “Missa da Unidade”, pois é uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e símbolo de sua união com seus sacerdotes expressando a comunhão diocesana em torno da Eucaristia e envolvendo clero e fiéis nessa comunhão eclesial.  

Em sua homilia, Dom Sergio assinalou que um dos óleos é destinado aos catecúmenos e estes vêm nos dizer que não só os homens procuram Deus, mas que Deus vem nos procurar. Em nossa vida nunca deixamos de ser catecúmenos, pois sempre devemos procurar Deus.

O bispo dirigiu-se aos sacerdotes orientando-os para que sejam mestres de oração. Existem dificuldades devido ao ritmo da vida que causa empecilhos, mas o momento de oração é o primeiro serviço em que o sacerdote presta à sua comunidade. Deve ser um grande momento de prioridade. “Deus é a vossa primeira prioridade”, disse Dom Sergio ao parabenizar os padres pelo seu “sim” a Deus.