Entrevistadores do sínodo recebem segunda etapa de formação

A A
Entrevistadores voluntários se prepararam para o levantamento da realidade religiosa e pastoral nas paróquias e comunidades da Região
Publicado em: 08/08/2018 - 13:30
Créditos: Redação

No sábado, 4, aconteceu, na Cúria da Região Santana, a segunda etapa da preparação dos 50 entrevistadores voluntários do sínodo, que atuarão no levantamento da realidade religiosa e pastoral nas paróquias e comunidades da Região. 

Os dados pesquisados servirão de base para as reflexões propostas pelo sínodo arquidiocesano em sua primeira etapa. 

O encontro contou com a presença do Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano, de Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, do Padre Salvador Ruiz Armas, responsável pela supervisão do trabalho dos pesquisadores, e do Padre Andrés Gustavo Marengo, Coordenador Regional de Pastoral, tendo como assessoras as professoras Maria Imaculada e Maria Wang.

Nesta etapa da formação, os entrevistadores aprofundaram o conhecimento sobre o conteúdo do questionário elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo, as metodologias da pesquisa e, principalmente, a utilização do aplicativo digital desenvolvido para a coleta dos dados. 

Para a professora Maria Wang, da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (Cedepe) da PUC-SP, além da importância do serviço voluntário, faz-se necessário destacar o aspecto histórico do trabalho que será realizado: “Há quanto tempo a Igreja não faz este trabalho de ir para as ruas e perguntar o que as pessoas acham de sua prática? Alguém aqui lembra? Por isso, é importante destacar que vocês participam de um momento histórico. A logística seria muito mais simples, se pesquisadores profissionais fossem contratados, porém, o objetivo vai muito além disso: católicos das paróquias vão sair do ‘seu pedaço’ e vão olhar a realidade que vai além da perspectiva habitual, de relações já estabelecidas nas comunidades. Não é fácil fazer a pesquisa domiciliar, mas nada de importante que fazemos na vida é fácil”.

Ao saudar a todos, Dom Odilo destacou que “é importante que se faça bem este trabalho, para que cheguemos a um resultado sério, capaz de nos ajudar, como Arquidiocese, a conhecer melhor a realidade, como a missão da Igreja está sendo realizada, como isso está chegando ao povo, como o povo está acolhendo e percebendo o trabalho da Igreja. Percebendo tudo isso objetivamente, possamos tomar bem as nossas decisões e realizar os ajustes e mudanças que se fazem necessários. O sínodo é um grande mutirão eclesial, em que convidamos a todos para contribuir com sua parte, e este levantamento é uma parte, pelo qual vocês ajudam as pessoas que são visitadas a ajudarem, acolhendo e respondendo o questionário que será apresentado”. 

Os entrevistadores dos nove setores da Região, que já definiram as estratégias para a realização da pesquisa, iniciarão os trabalhos no sábado, 11, e visitarão os domicílios de parte da zona Norte da Capital até o dia 15 de setembro.

Rubens da Cruz