Mês da Bíblia, Círculo Bíblico lota igreja

A A
Esses círculos bíblicos são coordenados pelo postulando Frei Jânio Barbosa de França, OSA, que em seu convite aos fieis disse "só amamos aquilo que conhecemos"
Publicado em: 19/09/2018 - 15:00
Créditos: William Micheleto

Apesar de todos os esforços empreendidos pela Igreja no âmbito da formação bíblico-catequética, ainda é perceptível a grande necessidade de uma maior aproximação das Sagradas Escrituras por parte do laicato em geral. Hoje existe uma preocupação das paróquias no sentido de oferecer cursos, oficinas e círculos de estudos sobre a Bíblia, porém, o público alvo se restringe aos agentes de pastorais e movimentos; a grande assembleia, àquela que frequenta as missas e demais celebrações litúrgicas nas paróquias, não participa dessas capacitações formativas sobre o Texto Sagrado.

As razões para esta não participação são várias, vão desde a falta de interesse pessoal, de incentivo por parte das paróquias, de oportunidades e até mesmo por não terem nenhum tipo de contato com a Bíblia Sagrada. Por vezes, o único contato que essas pessoas têm com a Bíblia, é justamente durante a Liturgia da Palavra da missa dominical que participam.

A Igreja, neste sentido, demonstra uma profunda preocupação em perceber que a grande maioria dos católicos – de maneira especial àqueles que frequentam as nossas paróquias de forma assídua – possuem a Bíblia em suas casas, mas não mantêm contato com a Palavra de Deus, fonte da Revelação Salvadora de Deus na pessoa de Jesus Cristo e de toda doutrina e ensinamento da Igreja

Por esta ração, o projeto do CÍRCULO BÍBLICO PAROQUIAL realizado na Paróquia Santa Rita de Cássia(Parque Novo Mundo – Região Santana), vem para atender essa necessidade, promovendo um primeiro contato com a Palavra de Deus de modo didático e prático, baseado no múnus de interpretação bíblica e de todo o ensinamento da Igreja relacionado a Palavra de Deus, levando em consideração os contextos histórico, cultural, inspiracional, teológico e espiritual que são o alicerce para a exegese bíblica.

O público alvo são os agentes de pastorais, serviços e movimentos, catequistas, catequisandos adolescentes e adultos, catecúmenos, e de maneira especial, os fiéis leigos que frequentam a paróquia em suas celebrações litúrgicas, que são os mais necessitados de um contato mais próximo e frequente com a Palavra de Deus, fonte de vida e santidade. O CÍRCULO BÍBLICO PAROQUIAL tem como objetivo principal apresentar a Bíblia Sagrada de maneira geral, em seu contexto histórico-cultural, bibliográfico, teológico e espiritual, através de uma didática objetiva e prática, que incentive o fiel leigo a um contato frequente, atento e esclarecedor com a Palavra de Deus no seu dia-a-dia, levando-o a uma transformação pessoal que mostre seus reflexos na comunidade paroquial e na vida social.

O Instrutor e orientador do Curso, foi Frei Jânio Barbosa de França, OSA é graduado em Música, Filosofia, Teologia e Gestão de Recursos Humanos. Atualmente trabalha na Assistência Pastoral das Obras Sociais Agostinianas na cidade de São Paulo e na Paróquia Santa Rita de Cássia (Parque Novo Mundo), administrada pela Ordem de Santo Agostinho-OSA.