Padre Humberto lança o livro ‘Creio: a profissão de fé explicada aos catequistas’

A A
Padre Humberto Robson de Carvalho, paroco da Nossa Senhora dos Prazeres, no Setor Pastoral Tucuruvi, usou a paróquia como local de lançamento e sessão de autografos do livro
Publicado em: 06/09/2017 - 12:45
Créditos: Redação

Paroquia Nossa Senhora dos Prazeres

A Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, no Setor Pastoral Tucuruvi, foi o local de lançamento, no domingo, 3, do livro “Creio: a profissão de fé explicada aos catequistas”, de autoria do Padre Humberto Robson de Carvalho, Pároco, em parceria com o Padre Rafael Spagiari Giron, da Diocese de Amparo (SP). 

Durante o lançamento, Padre Humberto explicou que a palavra Credo origina-se do latim “ Credo in Deum Patrem Omnipotentem ”, ou seja, “Creio em Deus Pai todo-poderoso”. É por isso que, em português, é chamada de “Credo” (“Creio”) a profissão de fé. O Creio é a síntese da fé cristã e é professado na primeira pessoa do singular, pois se trata de uma afirmação pessoal: sou eu quem acredita. 

O Autor também apontou que a palavra fé é o acolhimento e a resposta que cada pessoa dá à revelação de Deus, e que se manifesta por meio da confiança e da total entrega a Ele.

“Por sua própria natureza e formulação, o Creio é uma profissão de fé, e não uma oração. A oração é sempre um diálogo dirigido a Deus, à sua Mãe ou a um santo. Na oração, se louva, agradece, suplica, pede. No Creio, não se pede, não se agradece, nem há súplica, mas se afirmam conteúdos de fé. Profissão de fé e oração são de naturezas completamente diversas”, disse Padre Humberto. 

O livro, editado pela Paulus , está estruturado em 12 pequenos capítulos, de acordo com os 12 artigos de fé professados pela Igreja. “A riqueza e a profundidade de cada artigo mereciam, sem dúvida, um tratado imenso, porém esta obra quer suscitar em cada leitor-catequista o desejo de aprofundar-se nas verdades da fé”, concluiu Padre Humberto.