Paróquia Santo Antônio celebra seus 70 anos

A A
A celebração contou com a participação do Coral da Paróquia Santa Joana D´Arc
Publicado em: 04/09/2018 - 09:30
Créditos: Redação
Paróquia Santo Antônio

Em comemoração aos 70 anos da Paróquia Santo Antônio, Setor Pastoral Jaçanã, foi celebrada uma missa no domingo, 26, com a participação do Coral da Paróquia Santa Joana D´Arc do Setor Pastoral Tremembé.

 

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Em 1912, no antigo sítio dos Coqueiros, foi fundada a Vila Mazzei. Os moradores que na época trabalhavam pela melhoria do bairro tinham a esperança de construir um santuário. Este sonho foi se concretizando e com o passar dos anos, formou-se uma comissão afim de arrecadar fundos para compra de um terreno e construção de uma Igreja. 

Desta forma, através de diversas arrecadações, foi possível adquirir um pedaço de terra na Rua Imbiras, de propriedade da família Mazzei, que doou um lote brejoso, onde atualmente fica o Salão Padre Pedro.

Então, em 14 de junho de 1936, uma capela foi inaugurada. Como padroeiro, fora escolhido Santo Antônio, após uma sugestão de um morador do bairro que possuía uma imagem do santo. Houve procissão solene, celebração da 1ª missa pelo Vigário da Paróquia do Tucuruvi, Pe. João Ligabue, bênção da capela, imagens e muitas festividades. Como o santuário pertencia à Paróquia Santa Terezinha do Jaçanã, as missas eram celebradas por padres que vinham do Jaçanã, Mandaqui, além de outras Igrejas. O Capelão Pe. Camilo Simione, por exemplo, ia todos domingos do Mandaqui de bicicleta para celebrar as missas. 

 

CRESCIMENTO DO PROJETO

Com o passar dos tempos, o bairro foi crescendo, a população aumentando e já era hora de a comunidade ter um vigário e sua própria Paróquia. Sensível a esta realidade, no dia 22 de agosto de 1948, D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, assinou um decreto criando a Paróquia Santo Antônio de Vila Mazzei, em áreas desmembradas das Paróquias do Tucuruvi, Jaçanã e Tremembé. No ano seguinte, no dia 06 de março de 1949, com o badalar dos novos sinos, em missa solene celebrada pelo Bispo Dom Paulo Rolim Loureiro, tomou posse o 1º vigário: Padre Francisco Antônio Iório.

Pe. Iório construiu a casa paroquial e planejava construir uma nova Igreja, quando em 05 de março de 1969, um dia antes de completar 20 anos de trabalho dedicado à comunidade, veio a falecer no Hospital São José do Braz. Seu corpo foi transladado para a Paróquia, onde foi velado.

Dois meses depois, no dia 25 de maio de 1969, foi designado novo vigário Pe. Pedro Rossetto, que tomou posse em missa solene presidida por D. Paulo Evaristo Arns. Pe. Pedro criou o conselho paroquial e em 1973 iniciou a construção da nova Igreja com projeto arquitetônico bem diferente do que antes existia, esta foi solenemente inaugurada em 16 de dezembro de 1979, em missa celebrada pelo Bispo Auxiliar da Região Santana, Dom Joel Ivo Catapan

Depois de 16 anos de serviços prestados à comunidade, com a saúde bem debilitada, em 1985, Pe. Pedro decidiu voltar a sua cidade natal, Quilombo (SC), vindo a falecer em 20 de outubro de 1986. Todos os paroquianos sentiram muito a perda e uma missa foi celebrada na Paróquia em sua memória.

(Com informações de Paróquia Santo Antônio)