Região Santana faz assembleia regional sobre 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese

A A
Urgências da Evangelização da Cidade - 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo
Publicado em: 11/03/2017 - 12:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves Colaborador de comunicação da Região SantanaRedação

No sábado, dia 4, no Colégio Luiza de Marilac, a Região Episcopal Santana realizou sua assembleia regional tendo como tema “Urgências da Evangelização da Cidade - 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo”.

Padre Andrés Marengo, coordenador regional de pastoral, após abertura da assembleia feita por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, discorreu sobre o 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo e fez um resumo das proposições feitas nas diversas assembleias paroquiais e setoriais realizadas ao longo de 2016.

Reunidos, os nove setores de pastorais refletiram sobre duas perguntas formuladas: “A fé é transmitida na família e através de uma catequese permanente?” e  “Que passos vamos dar para que de fato nossa casa se tornem casa de iniciação a vida cristã para poder transmitir a fé em nossas famílias e pessoas que chegam à comunidade pela ação missionária?”.

Detectados os problemas, foram sugeridas formações com preocupação da qualidade e não dá quantidade, já que a fé não está sendo transmitida porque as famílias estão desestruturadas. Daí que o grande desafio é a catequese permanente. Por outro lado, deve ser incentivada a paixão por Jesus Cristo, pois toda mudança deve ser originária de uma espiritualidade. Foi salientada a importância da acolhida, que deve ser realizada por todas pastorais. Dom Sergio falou que o Papa Bento 16 nos convida a fazer uma acolhida afetiva e efetiva. Não é só o afeto, mas acreditar novamente que a comunidade paroquial é um lugar de fé. Padres e povo devem acreditar que ali é lugar especial de viver e crescer na fé.

O bispo salientou que é importante que toda pastoral faça seu projeto de pastoral alicerçado em três pontos:  querigma, catequese e homilia.

Na conclusão da assembleia ficou decidido que será criada uma comissão para formular ações para tornar nossas comunidades e casas locais de iniciação à vida cristã..