Colégio Salesiano Santa Terezinha

A A

Data da fundação

04/04/1972

Setor

Santana

Endereço

 Praça Domingos Correia da Cruz , 140 , Santana

Contato

 (11) 2971-6900
 (11) 2979-8161
 (11) 2973-0079
 Atendimento da secretaria
Breve história 

Por volta de 1918, os Salesianos, adquiriram uma chácara no Alto de Santana, bairro do Chora Menino, onde construíram, em primeiro lugar, um campo de futebol e um galpão para os alunos do Liceu passearem e brincarem, num ambiente de ar puro, pois muitos deles estavam convalescendo da Grande Gripe, que assolou o mundo depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A chamada Igreja Votiva de Santa Teresinha começou a ser erguida em meados de 1924, para cumprir um voto que o Padre Luiz Marcigaglia, naquele tempo Diretor do Liceu Coração de Jesus, fez à Teresa de Jesus, em agradecimento pela proteção recebida durante a Revolução de 1924, episódio em que tropas rebeldes do Exército e da Força Pública de São Paulo, sob o comando do General Isidoro Dias Lopes, tentaram sufocar a resistência do Palácio dos Campos Elíseos, onde tropas legalistas defendiam o Governador Carlos de Campos.

Várias vezes, as bombas dos canhões caíram dentro do Liceu, não ferindo nenhum dos internos. Os meninos foram, então, levados para o prédio da imigração, no bairro do Brás, atravessando a pé as ruas da cidade, em formação e uniformizados com fardas caqui.

Nesta ocasião, um novo e maior milagre ocorreu, pois confundidos como forças militares inimigas, por pouco não foram mortos.

Cumprindo a promessa do Padre Marsigaglia, em 1924, o Liceu começou a erguer a Capela dentro da referida chácara, contando com seus próprios recursos e auxílio dos Salesianos Cooperadores, capela essa que veio a ser inaugurada em 04 de abril de 1927.

 Nessa condição de capela, permaneceu durante 12 anos, até que em 26 de março de 1939, foi colocado o sino da igreja, não sem um grande susto, conforme atesta a redação lavrada no Livro Tombo, que narra: “Após os discursos, os bombeiros começaram a erquer o sino. A escada, porém, não fez o serviço direito; e assim quasi se matam 2 bombeiros; por se ter rebentado o cabo de aço. Era a 1ª vês que se usava essa escada, último modêlo.”(sic).

Mais um ano ainda se passou e finalmente, em 27 de outubro de 1940, houve o decreto episcopal de ereção da paróquia Santa Teresinha, elevando o templo, da condição de capela à condição de Igreja Matriz Paroquial.

Paróquia a qual faz parte 
Mosteiros, Igrejas Históricas, Oratórios da Região Santana
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Capela Colégio Salesiano Santa Terezinha

Sacramentos

Confissões