São José Esposo Da Virgem Maria

A A
São José
PADROEIRO
19 de Março

Data da fundação

19/03/2004

Setor

Medeiros

Endereço

 Rua dos Gauleses , 266 , Jardim Guanca

Contato

 (11) 2949-5906
 (11) 2579-0995
 Atendimento da secretaria
Domingo
08
00
12
00
Segunda-feira
14
00
18
00
Quarta-feira
14
00
18
00
Terça-feira
09
00
12
00
Terça-feira
14
00
18
00
Quinta-feira
09
00
12
00
Quinta-feira
14
00
18
00
Sexta-feira
09
00
12
00
Sexta-feira
14
00
18
00
Sábado
09
00
12
00
Sábado
15
00
19
00
Breve história 

Se dermos asas à imaginação e voltarmos ao ano de 1973 em fração de segundos estaríamos na garagem da Rua 35, número 5, (atualmente Rua Alfredo Borges Teixeira), onde Dona Conceição Aparecida da Silva Escobar deu o primeiro passo para a formação de um sonho: o surgimento da história da Paróquia São José. Graças a sua garra e determinação teve o apoio de seu marido e conhecidos do bairro do Jardim Guancã, onde cederam sua casa para a realização de missas e orações ao Santíssimo na sua garagem.

De oito casais, a comunidade começou a crescer e se uniram em torno de um único ideal: construir no Guancã a Igreja São José após alguns anos de muito esforço e determinação. Faziam passeatas, procissões, até que no ano de 2003, enviadas pelo D. Joel Ivo Catapan, as freiras Nely e Nélia, ambas do colégio Santa Luiza de Marilac, com todo o esforço deram um incentivo com a esperança de Deus para impulsionar a todos a continuar com esse objetivo mesmo quando a cruz ficava pesada.

Nesse período alguns padres eram convidados para celebrar missas e formar equipes de reflexão do Evangelho, dentre eles: José João Sobrinho Marques, Benedito Florêncio de Saudosa Memória, José Cavalcante, Euclides Augusto Escobar. Organizavam quermesses como Festa do Chopps, para arrecadar fundos a fim de erguer nossa Igreja, na época de D. Joel. Aos poucos, firmes na fé, a igreja estava a caminho de ser paróquia, D. Odilo enviou Padre Robson que junto à comunidade nos orientou e isso nos enche de júbilo e fervor. E assim disse Jesus: “Se eles não me Louvarem, até as pedras falaram”. E é por causa da fraternidade, caríssimos, que conseguimos nos unir, concretizando a coragem inicial de Dona Conceição, os sacrifícios das freiras e o evangelismo dos padres.

Somos eternamente gratos por tudo que fizeram e assim dizermos de boca cheia: PARÓQUIA SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA. Baseado na homenagem de Nélia Chaía, 2003.

A doação da imagem de São José à Paróquia.

A partir do ano de 1973, além de rezarem missas e orações ao Santíssimo faziam diversas procissões pelo bairro do Jardim Guancã, onde uma delas teve um grande significado para a nossa história: a imagem de São José.

A procissão era uma forma de adorarem ao Senhor Jesus na esperança de reunirem mais fiéis na ajuda da construção da Paróquia. Muitas vezes recebiam a visita de fiéis de outras paróquias próximas ao Jardim Guancã, dentre elas a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Sabrina.

Graças à união de Deus por nossos irmãos e irmãos na terra e no céu que está próximo, tivemos a honra de receber de suas mãos no ano de 1979 a imagem de São José, que pertencia a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Em forma de agradecimento esse seria um dos motivos para que a nossa Paróquia tenha levado o nome de São José Esposo da Virgem Maria.

A imagem que desde então se tem localizado do lado direito da Paróquia emociona muitos fiéis ao olhá-la, pois é a representação que temos do padroeiro protetor da Paróquia.

Os Párocos de nossa São José.

“Em Homenagem ao Pe. Roberto Alfonso Romero Monsalve e a todos os padres que passaram e passarão pela nossa eterna Paróquia, nosso eterno coração”.

No início da segunda etapa do loteamento, a comunidade da igreja de Vila Medeiros adquiriu quatro lotes prevendo a formação de uma nova comunidade católica. A primeira missa foi celebrada ainda sobre terreno limpo pelo Padre Cogmi, numa tarde de sábado. Logo a comunidade realizou cercado do terreno e construiu uma capela em madeira onde havia iluminação e ventilação. Fato curioso: existia um sino de bronze pequeno que fazia um som agudo fraco. Sr. Sebastião já de idade avançada, tinha satisfação em batidas contínuas. A irmã Nélia assistia a comunidade que se engatinhava, prestando toda assistência espiritual e pastoral. O nome Sta. Luiza de Marilac foi em homenagem a ela que pertencia àquela congregação. O primeiro Padre nomeado para ficar a frente da comunidade foi o Padre Cezar, que esteve aproximadamente por dois anos.

A construção definitiva foi feita em torno da antiga capela de madeira. O padre Cezar levou a construção até a laje de cobertura ainda ancorada. Ficou patente naquela ocasião a igreja de pedra e a igreja viva teria que caminhar juntos. Padre Roberto Romero de descendência chilena sucedeu o Padre Cezar que era de descendência italiana. Muitos tiveram a oportunidade de sentir a presença de Jesus na pessoa de Padre Roberto. Padre Roberto fortaleceu a igreja viva e por seguinte a igreja de pedra avançou bastante até a colocação de vidros e portões. Padre Edmilson sucedeu o Padre Roberto com sua morte. Padre Edmilson ainda jovem deu grande impulso na formação espiritual da comunidade. A comunidade se fortaleceu ainda mais sobre a base construída pelo Padre Roberto. Padre Edmilson desejava permanecer, porém foi transferido para igreja do Tanque Velho.

O Padre Antonio Carlos (Kaka) capelão militar sucedeu Padre Edmilson. Padre Antônio Carlos era pároco da igreja São Francisco que afincou e ajudou muito a igreja São José principalmente na construção. Padre Eduardo (Jardim Brasil) sucedeu por pouco tempo o Padre Antônio Carlos. Após o Padre Eduardo vários Padres sucederam, em curtos períodos. Padre Reinaldo foi um dos Padres que ficou seis anos. Após sua saída foi a vez de Padre Arnaldo e passou a dar assistência juntamente com a comunidade do Jardim Brasil.

Finalmente com a passagem de igreja para Paróquia, Padres da congregação São José assumiram a comunidade da Paróquia São José Esposo da Virgem Maria como o Padre Robson e por último e recente Padre Francisco. Obrigado por fazerem parte da nossa linda história.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São José Esposo Da Virgem Maria
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São José Esposo Da Virgem Maria

Sacramentos

Confissões