1ª Assembleia Ampliada das Equipes Pastorais da Sub-Região Pastoral São Paulo - OnLine

A A
NOTÍCIAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021
Publicado em: 01/03/2021 - 15:00
Créditos: Redação

1ª Assembleia Ampliada das Equipes Pastorais da Sub-Região Pastoral São Paulo - OnLine
Organizador: Diocese de Santo Amaro
Data: 27 de fevereiro | Início: 9h Término: 12h

Realizada sempre no início de cada ano, a 1ª Assembleia Ampliada das Equipes Pastorais Sub-Regional São Paulo aconteceu na manhã de sábado (27/02), desta vez no formato online em razão da pandemia da Covid-19, e teve como principais assuntos aprofundados ao longo de duas horas, a mais recente encíclica do Papa Francisco, a “Fratelli Tutti”, lançada em outubro de 2020; e a Campanha da Fraternidade Ecumênica, cuja abertura oficial ocorreu na Quarta-feira de Cinzas, neste mês de fevereiro.

O encontro com duração de duas horas contou com as presenças de bispos, padres coordenadores diocesanos de pastorais e leigos coordenadores do Sub-Regional São Paulo (que foi criada no ano passado após união da Sub-Região SP2, composta pelas dioceses de Santo André, Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Santo Amaro, São Miguel Paulista, e da Sub-Região SP1, representada pela Arquidiocese de São Paulo, composta por seis regiões episcopais: Sé, Belém, Ipiranga, Santana, Lapa e Brasilândia), dentro da Província Eclesiástica São Paulo que integra o Regional Sul 1 da  CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O presidente do Sub-Regional São Paulo e bispo da Diocese de Osasco, Dom João Bosco, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e o secretário do Sub-Regional São Paulo, Pe. Joaquim Camargo, da Diocese de Santo Amaro, acolheram os participantes com a oração inicial e fizeram uma breve introdução sobre a importância e a relação entre os dois temas que seriam apresentados pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, Pe. Patriky Samuel Batista.

Representantes da Diocese de Santo André participaram do encontro virtual, entre eles o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, o assessor da Campanha da Fraternidade, Pe. Geraldo dos Santos, o assessor da Equipe Ecumênica e de Diálogo Inter Religioso, Pe. Renato Fernandez, o secretário episcopal, Pe. Camilo Gonçalves Lima, a secretária do Centro de Pastoral, Mércia Ferreira, a coordenadora da equipe ecumênica, Paula Oliveira, e Rosemeire Maciel, da Campanha da Fraternidade.

Fratelli Tutti 

Antes de esmiuçar os capítulos da “Fratelli Tutti”, carta do Papa Francisco que fala da fraternidade e da amizade social, Pe. Patriky fez uma breve introdução sobre o significado de uma encíclica: “documento através do qual o papa reflete sobre um tema de interesse geral. Seu conteúdo está relacionado à doutrina social da Igreja ou então aos problemas que afetam o conjunto da sociedade na atualidade.” A primeira encíclica que se conhece foi escrita pelo Papa São Clemente (89-98) aos cristãos de Corinto, a fim de pacificar discórdias que ali havia. Leão XIII é considerado o papa que mais escreveu encíclicas (86). Já os últimos três papas São João Paulo II (16), Bento XVI (3) e Francisco (3), sendo do atual sumo pontífice, a Lumen Fidei (2013), Laudato Si’ (2015) e a mais recente “Fratelli Tutti”.

Vale ressaltar no ano inaugural do pontificado do Papa Francisco, a exortação apostólica Evangelii Gaudium (2013), que faz um convite aos fiéis cristãos para anunciar o evangelho no mundo atual. “Para isso é preciso iniciar uma nova etapa evangelizadora, com a alegria do Evangelho que enche o coração e a vida inteira de quem se encontra com Jesus, ao indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.” E justamente neste período de grandes desafios para a humanidade diante de uma pandemia que agrava as condições socioeconômicas de vida da população, eis que surge à “Fratelli Tutti”, uma encíclica composta de oito capítulos.

Essa encíclica, sobretudo, faz uma provocação para colocarmos em ação o método ver, julgar e agir: nos dois primeiros capítulos “As sombras de um mundo fechado” e “Um estranho no caminho” destacam-se o olhar sobre “a pobreza, a violência e o egoísmo que produzem sequelas humanas, sociais e ambientais, gerando medo, desconfiança e insegurança. É preciso pensar em outro rumo para o mundo: “Deus continuar a espalhar as sementes do bem na humanidade e a esperança é ousada. Sabe olhar para além das comodidades pessoais, das pequenas seguranças e compensações que reduzem o horizonte…” Capítulo 1 (Luzes 54-55) e “a inclusão ou exclusão que sofre na margem da estrada define todos os projetos  econômicos, políticos, sociais e religioso” , Capítulo 2 (69).

Os capítulos 3, 4 e 5 “Pensar em gerar um mundo aberto”, “Um coração aberto ao mundo inteiro” e “A política melhor” abordam pontos como “reconhecer, amar e valorizar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física”, “para realizar a fraternidade a partir de povos e nações é necessário que a política seja colocada a serviço do verdadeiro bem comum” e “com uma política a serviço da caridade e da fraternidade” (176ss), “na política, há lugar também para amar com ternura” (194). No capítulo 6 “Diálogo e amizade social” ressalta que o “diálogo perseverante e corajoso não faz notícia como as desavenças e os conflitos; e contudo, de forma discreta mas muitos mais do que possamos notar, ajuda o mundo a viver melhor” (198). O capítulo 7 “Percursos de um novo encontro” exalta a identidade e contribuição cristã por meio de cinco pontos: recomeçar a partir da verdade, comunhão universal, violência não vem de Deus, perdão e reconciliação, memória e esquecimento. Por fim, o capítulo 8 “As religiões a serviço da fraternidade no mundo”, com destaque para o Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da paz mundial e da convivência comum (Abu Dhabi, 4 de fevereiro de 2019).

“O Papa Francisco está dizendo que nós teremos um futuro difícil, mas nós podemos ter esperança de ser salvos pela graça de Deus e através do nosso amor mútuo, a nossa fraternidade”, cita Pe. Patriky, ao falar da ações que devemos pensar em relação às pessoas:acolher, promover, proteger e integrar.

Campanha da Fraternidade Ecumênica

E neste contexto, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 tem uma forte ligação com a proposta da encíclica “Fratelli Tutti”. Organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), a CFE apresenta o tema: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” com o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14), que convida os cristãos, de modo ecumênico, a atuarem nas denúncias das violências, encorajar a justiça para restauração da dignidade das pessoas, promover a conversão para a cultura do amor e paz e, por meio do diálogo, fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa. (Texto Base da CF/2021). A metodologia parte do diálogo e também do método Ver (impressões sobre os acontecimentos recentes, Julgar (Emaús e Efésios), Agir (boas práticas) e Celebrar (“Fratelli Tutti”).

Entre os objetivos específicos estão a contribuição para superar as desigualdades, animar o engajamento em ações concretas de amor ao próximo, promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio; fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa; estimular à convivência fraterna como experiências humanas irrenunciáveis, em meio a crenças, ideologias e concepções, em um mundo cada vez mais plural. “A ponte que conduz ao diálogo é sustentada por duas colunas: comunicação não violenta e amor como Cristo nos ensina”, resume Pe. Patricky.

Para sintetizar essa grata relação entre a “Fratelli Tutti” e a CFE 2021, o secretário executivo de Campanhas da CNBB conclui: “O diálogo e a convivência fraterna é o nosso melhor testemunho.”

Fonte: Site da Diocese de Santo André - clique aqui

Material exposto durante a apresentação do secretário executivo de Campanhas da CNBB, Pe. Patriky Samuel Batista - clique aqui

Aqui também poderá ler ou ouvir a mensagem do Papa Francisco por ocasião da CF 2021 - clique aqui