Abertura solene da assembleia sinodal nas regiões episcopais

A A
Abertura solene da assembleia sinodal nas regiões episcopais
Publicado em: 26/03/2019 - 08:15
Créditos: Redação

Abertura solene da assembleia sinodal nas regiões episcopais

A abertura solene da assembleia sinodal em todas as regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo será celebrada no próximo dia 30 de março, véspera do 4º Domingo da Quaresma, o “Domingo Laetare”.

Devem participar desta abertura todos os membros convocados para a assembleia sinodal pelos Bispos Auxiliares, nas respectivas regiões episcopais, a saber: 1. Vigários Gerais Adjuntos; Coordenadores de Pastoral e Ecônomos das regiões episcopais; 2. Todos os sacerdotes e diáconos provisionados nas regiões episcopais; 3. Os representantes do Conselho de Pastoral da respectiva região; 4. Dez representantes efetivos dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica que tenham casa na região episcopal; 5. Dois leigos de cada paróquia da região episcopal, escolhidos na assembleia paroquial do sínodo em 2018; 6. Dois leigos de cada organização eclesial, pastoral, movimento, associação de fiéis e novas comunidades, presentes na região episcopal e escolhidos pelas respectivas organizações nas regiões; 7. Seminaristas e candidatos ao diaconato permanente da Arquidiocese de São Paulo, atuantes na região episcopal; 8. Vinte leigos escolhidos livremente pelo Bispo Auxiliar, sendo jovens a metade deles, ao menos. E é muito recomendado que participem também todos os membros das Comissões Paroquiais do sínodo, que já ajudaram a coordenar a primeira etapa do sínodo nas paróquias, em 2018.

Com este grande número de convocados, cada região episcopal, sob a presidência do seu Vigário Episcopal/Bispo Auxiliar, abrirá solenemente a sua assembleia sinodal, fazendo uma introdução geral aos trabalhos do caminho sinodal na própria região: seus objetivos, sua metodologia e etapas, bem como a apresentação do Regulamento das Assembleias Sinodais nas regiões e a apresentação de uma síntese geral dos levantamentos elaborados em 2018.

Também nesta celebração, será invocado solenemente o Espírito Santo, pois a grande meta do sínodo arquidiocesano é a de “Escutar o que o Espírito diz à Igreja, hoje” e responder à interpelação do próprio Espírito, realizando o “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”.

Assim, que todos nós – presbíteros, diáconos permanentes, consagrados(as), membros das novas comunidades e dos movimentos, coordenadores(as) das pastorais, fiéis leigos e leigas que atuam em cada paróquia, enfim, todos os que fazem parte da viva porção do povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo – participemos de modo corresponsável deste momento eclesial de grande importância para a Igreja que está em São Paulo e caminhemos juntos, para que possamos, cada vez mais, nos configurar como uma Igreja sinodal, Igreja ousada e profética, Igreja “em saída” missionária, que tem como “coração” o Evangelho de Cristo e como propósito único o de levar este mesmo Evangelho e sua alegria às periferias geográficas e existenciais da grande cidade de São Paulo.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos

Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano