BRASIL TERRA DE SANTOS

A A
Mais uma linda história do "BRASIL TERRA DE SANTOS”
Publicado em: 01/03/2021 - 14:00
Créditos: Redação

Mais uma linda história do "BRASIL TERRA DE SANTOS”

Antonio nasceu no interior de Minas Gerais, em 13 de fevereiro de 1913. Perdeu os pais ainda muito pequeno e foi criado por uma família muito devota. Conforme crescia se identificava cada vez mais com a piedade católica, a oração e a frequência nos sacramentos.

Apaixonado pelo serviço aos pobres, decidiu juntar-se à Ordem dos Frades Menores. Partiu para a Holanda para realizar os estudos e voltou de lá como Frei Orlando para ser ordenado em 1937. Foi designado para lecionar em São João Del-Rei, no colégio da Ordem e instituiu diversas ações de caridade, como a "sopa dos pobres".

Paralelamente, acontecia o alistamento de jovens para combater na II Guerra Mundial. Frei Orlando sentiu um forte desejo de servir a seu país. Assim, quandou houve convocação para capelão militar ao Comissariado dos Franciscanos em São João del Rei, viu a oportunidade de concretizar um de seus sonhos: o de ser missionário sem fronteiras, ir a qualquer parte do mundo para multiplicar os discípulos de Deus. Integrou a FEB e partiu para a Europa com os "pracinhas".

E foi nessa missão que Frei Orlando entregou sua vida, aos 32 anos, vitimado por um tiro acidental de um partisan (membro da Resistência italiana ao nazifascismo). O governo brasileiro o instituiu como patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, criado, em caráter permanente, por decreto-lei, no ano de 1946. Seu processo de beatificação começou em 2019 e encontra-se na fase romana.

Para acompanhar os vídeos e todo o Projeto “Brasil Terra de Santos”, iniciativa das Paróquias Nossa Aparecida dos Ferroviários e Nossa Senhora de Casaluce, ambas do Setor Brás, é só acessar pelo Instagram ou pelo YouTube, digitando BrasilTerradeSantos.

Fotos: Brasil_Terra_de_Santos-Frei Orlando