Canto litúrgico é destaque em momento de formação

A A
<p>Região SÉ realizou um Encontro de Formação Litúrgica com os agentes de pastorais.</p>
Publicado em: 11/09/2014 - 14:30
Créditos: Edição nº 3015 do Jornal O São Paulo – página 21

A Região Episcopal Sé realizou nos dias 12 e 13 de agosto, um Encontro de Formação Litúrgica, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

Os agentes de pastoral continuaram a reflexão sobre o canto litúrgico, tema proposto para as seis regiões episcopais pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia. O encontro foi assessorado por Márcio de Almeida, professor, músico e liturgista, membro do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard e da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da CNBB.

O assessor apresentou algumas orientações práticas sobre partes da missa como o Salmo Responsorial, Aclamação ao Evangelho, cantos de Comunhão e Apresentação das Oferendas.

Segundo Márcio, o canto de Apresentação das Oferendas, por exemplo, acompanha o gesto de colocar os bens em comum, para suprir as necessidades da comunidade, juntamente com o pão e o vinho que serão consagrados e partilhados na Ceia do Senhor, além de servir de introdução à Liturgia Eucarística, à refeição-memorial do Senhor.

Também de acordo com o músico, o canto de Comunhão visa, muito especialmente, fomentar o sentido de unidade. “É o canto que expressa o gozo e pela unidade do Corpo de Cristo e pela realização do Mistério que está sendo celebrado. Por isso, a maior parte dos hinos eucarísticos utilizados tradicionalmente na Adoração ao Santíssimo Sacramento não é adequada para esse momento, pois ressaltam apenas a fé na Presença Real, carecendo das demais dimensões essenciais do Mistério da Fé”, salientou.

Para o Padre Helmo César Faccioli, coordenador da Comissão Regional de Liturgia, esses encontros têm uma finalidade formativa e multiplicativa, uma vez que os participantes se preparam e, depois socializam o conhecimento em suas paróquias e comunidades.

Fernando Geronazzo