CELEBRA 80 ANOS

A A
A PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS CELEBRA 80 ANOS
Publicado em: 03/11/2020 - 17:45
Créditos: Redação

A PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS CELEBRA 80 ANOS

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada em 27 de outubro de 1940, Festa de Cristo Rei, por decreto assinado por Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, então Arcebispo Metropolitano de São Paulo, em conformidade com os cânones 1426 e 1427 do Código de Direito canônico, com o desmembramento das Paróquias de Santa Efigênia e Santa Cecília, passando a fazer limite com estas Paróquias e também a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da Luz.

Nomeado 1º pároco, através de provisão datada de 20 de novembro de 1940, o Pe. Salesiano André Dell’Oca, tomou posse da então Freguesia do Sagrado Coração de Jesus dos Campos Elíseos, em 1º de dezembro de 1940, às 19h30, numa missa na matriz do Sagrado Coração de Jesus. Seguindo o ritual prescrito, representando o Arcebispo Metropolitano, Monsenhor Ernesto de Paula, vigário Geral, deu posse ao novo pároco.

Confiada aos Salesianos de Dom Bosco, e sediada no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Largo Coração de Jesus, 154 – Campos Elíseos, a Paróquia veio somar as suas atividades pastorais ao Santuário e Liceu Coração de Jesus, que já realizavam as atividades educativas, culturais e religiosas desde o início do século.

No domingo, 25 de outubro de 2020, próximo passado, em comemoração aos 80 anos de criação da paróquia, foi celebrada uma missa de ação de graças na matriz e santuário Sagrado Coração de Jesus.

A celebração teve início às 10h00s, presidida pelo atual pároco, padre Ademar Pereira de Souza, SDB e concelebrada pelo Pe. Tetuo Koga, SDB, colaborador na Paróquia e pelo Diácono Permanente Sr. João Carlos Franco de Barros Fornari, um dos mais antigos paroquianos.

Durante a celebração foi feito a leitura do Decreto de Criação da Paróquia, a apresentação e a entrada das atuais pastorais, associações e movimentos, portando suas bandeiras, num total de 32, e a entoação do Hino do Santuário Sagrado Coração de Jesus (autoria do músico e compositor Adilson Martins dos Anjos).

Ao final da celebração foi distribuído aos presentes um bolo feito pela comunidade e um cartão comemorativo com uma oração ao Sagrado Coração de Jesus, tudo colaborando para a alegria de todos e marcando esse grande momento de fé e comemoração.

Observação: Integra atualmente a Paróquia, após as mais recentes mudanças territoriais, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Moinho, e a Estação da Luz.

Assista ao vídeo e ouça o momento do Hino: https://youtu.be/21_VCkcLO08

Colaboração nas filmagens: Washington Luiz Mancoi

Foto: Claudio Cuca

Texto: Pe. Ademar Pereira de Souza, SDB e Vera Carneiro

Foto: 80 anos Paróquia Sagrado Coração de Jesus-Setor Bom Retiro

80 anos Paróquia Sagrado Coração de Jesus-Setor Bom Retiro