Clero celebra a reconciliação e a comunhão

A A
O clero da Região Episcopal Sé participou de uma celebração penitencial na manhã da quarta-feira Santa, 16, no Mosteiro de São Bento, centro de São Paulo.
Publicado em: 25/04/2014 - 14:15
Créditos: Jornal O São Paulo

O clero da Região Episcopal Sé participou de uma celebração penitencial na manhã da quarta-feira Santa, 16, no Mosteiro de São Bento, centro de São Paulo. A cerimônia foi presidida por dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Região Sé, e contou com a presença de muitos padres, diocesanos e religiosos.

A celebração também foi uma oportunidade de confraternização pascal do clero e de preparação para o Tríduo Pascal, celebrado nas paróquias e comunidades da Região.

Dom Tarcísio afirmou que no espírito e na vivência da Quaresma e do tempo pascal, a conversão e a penitência são exatamente os exercícios espirituais mais importantes. “Todos estamos nessa dinâmica de conversão. Por isso, é um momento forte para a vida e espiritualidade do presbítero, que aprofunda sua comunhão com Cristo, em um processo de conversão constante e os padres, que atendem o povo no sacramento da Reconciliação, também experimentam a misericórdia de Deus e crescem na sua configuração a Cristo Bom Pastor”.

Após a pregação feita pelo abade Dom Matthias Tolentino Braga, os padres se confessaram. Tanto na igreja quanto no jardim do claustro do Mosteiro, era possível ver os padres celebrando a reconciliação uns com os outros. “Quem ministra o sacramento da Reconciliação tem que ter a consciência do significado do sacramento como comunhão no projeto de Deus e experiência de sua misericórdia, reconhecimento dos próprios limites e falhas”, acrescentou Dom Tarcísio.

Padre Pedro Facci, missionário do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (Pime), disse que se é verdade que a palavra convence, é o exemplo que arrasta. “Nós padres pregamos muito para o povo sobre a importância de viver os sacramentos, sobretudo a Reconciliação. Hoje é para nós este momento de nos reconciliarmos, porque é o sacramento que nos traz a salvação e a alegria”. Ele também recordou o recente fato de o Papa Francisco ter ido confessar-se durante uma celebração penitencial em Roma. “O exemplo do Papa foi a mais bela palestra sobre a Confissão”.

Para o Cônego Dario Bevilacqua, colaborador na Paróquia Santíssimo Sacramento, no Setor Paraíso, celebrar a reconciliação com Deus é sempre algo que leva também à reconciliação com os irmãos. “Se você se reconcilia com Deus, certamente você passa a ser mais acolhedor com os irmãos, mais compreensivo com suas dificuldades. O nosso pedido de perdão a Deus é uma oportunidade, como consequência natural, de estreitarmos os laços de amizade entre irmãos”.

Sacerdote há um ano, padre Isaac Madureira Silva, da Comunidade Aliança de Misericórdia, afirmou que o mais bonito dessa celebração é a comunhão do presbítero. “É um momento de estarmos juntos e vivemos a experiência que todos nós somos convidados, a reconciliação com Deus, e partilharmos entre irmãos, essa realidade”.

Após a celebração, foi servido um almoço de confraternização do clero que contou com a presença do arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Tags