Clero reflete sobre o regulamento dos CPP’s

A A
Dom Sergio de Deus Borges fala ao clero atuante na região sobre o Regulamento dos Conselhos Paroquiais de Pastoral, dia 16
Publicado em: 23/05/2018 - 14:30
Créditos: Redação

Centro de Pastoral da Região Sé

No dia 16, na Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Pastoral Catedral, o clero atuante na Região Episcopal Sé participou de reunião para refletir sobre o Regulamento dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP) da Arquidiocese de São Paulo.

A reunião iniciou-se com a Hora Média, conduzida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, seguida de uma apresentação da Paróquia, feita pelo Pároco, Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM. 

Em seguida, houve uma apresentação sobre o seguro saúde, com os representantes da Da Veiga & Higuchi, corretora de seguros. 

A reflexão sobre o Regulamento dos CPP’s foi conduzida por Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana. Segundo Dom Sergio, o Regulamento tem por objetivo normatizar os CPP’s nas paróquias, uma vez que, até então, algumas tinham seu próprio estatuto. O Regulamento abrange todas as paróquias da Arquidiocese aos cuidados do clero secular e religioso. Destacou, também, que o CPP é um conselho consultivo, de comunhão e participação, e que o pároco é quem o preside. 

Também no Regulamento está previsto que a paróquia elabore um plano de pastoral, sempre em comunhão com o Plano Arquidiocesano de Pastoral. Os párocos deverão solicitar a Dom Eduardo, via carta, a nomeação dos membros do CPP até o mês de agosto deste ano.

Em seguida, foram dados alguns comunicados e avisos, e a reunião encerrou-se com o almoço preparado pela comunidade da Paróquia São Francisco de Assis.