COM A COORDENADORA NACIONAL

A A
REUNIÃO DA PASTORAL DO MENOR COM A COORDENADORA NACIONAL
Publicado em: 10/08/2020 - 12:15
Créditos: Redação

REUNIÃO DA PASTORAL DO MENOR COM A COORDENADORA NACIONAL

No dia 5 de agosto os coordenadores e missionários da Pastoral do Menor da Região Episcopal Sé tiveram uma reunião online com presença de Dom Eduardo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé e contou também com a participação da coordenadora Nacional da Pastoral do Menor, a Sra. Marilda dos Santos Lima, que também é pedagoga e educadora.

A Sra. Marilda abordou o tema “A mística e a metodologia da Pastoral do Menor”, partilhou sobre o nascimento da pastoral, impulsionado pela Palavra de Deus, e falou para os missionários sobre a necessidade de um agente de pastoral estar junto das pessoas e dar realmente as mãos.

Ao tratar a mística, lembrou que “a multidão cansada” precisa de pastores, precisa da solidariedade e é justamente o que uma pastoral deve fazer: colocar-se a serviço onde mais necessitam. Também destacou a importância de estar em oração e dos momentos de se recolher e reabastecer para a missão.

Passando para a metodologia, Marilda ressaltou que não é possível existir pastoral a partir de uma pessoa, mas somente quando houver partilha, quando os papéis se complementarem. “A Pastoral do Menor não é teórica, ela é prática. Temos uma metodologia participativa, pela construção do consenso. É a vontade construída em comunhão.”

A coordenadora nacional explicou a importância de fugir do improviso nas ações, considerando um “crime contra as crianças” agir dessa forma. Defendeu que para tudo é preciso que haja intencionalidade, um aprendizado para que todos os esforços pelas crianças, adolescentes e jovens possam ter o devido respeito e eficácia.

A reunião foi organizada pela coordenadora da Região Sé, Irmã Josefa Ferreira de Medeiros, e teve também a participação do Assessor da Pastoral, Pe. Luiz Claudio Braga, do Coordenador da Pastoral do Menor-Regional Sul 1, Diácono Everton Pereira e do Vice-coordenador da Região Sé, Sr. Robson Batista.

Informações e fotos: Andréa Campos – Pastoral do Menor