Com o clero da Arquidiocese, Cardeal Scherer inicia ano pastoral

A A
<p>Dom Odilo estimulou os padres a serem pastores generosos, corajosos, cheios de fé, amor e caridade em relação ao povo</p>
Publicado em: 03/03/2015 - 08:00
Créditos: Edição nº 3040 do Jornal O SÃO PAULO – página 24

O tradicional encontro do arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, com o clero arquidiocesano, na quinta-feira, 19 de fevereiro, marcou o início do ano pastoral na Arquidiocese.


Reunidos no Teatro Fernando Torres, do Colégio Agostiniano Mendel, no Tatuapé, zona leste da capital, o clero refletiu sobre a caminhada pastoral da Arquidiocese, destacando os momentos marcantes do último ano e as principais iniciativas propostas para 2015.

Dom Odilo começou sua reflexão ressaltando a presença dos sete bispos auxiliares da Arquidiocese, especialmente os quatro nomeados em 2014 – Dom Carlos Lema Garcia, Dom José Roberto Fortes Palau, Dom Devair Araújo da Fonseca e Dom Eduardo Vieira dos Santos – que, juntamente com Dom Edmar Peron, Dom Julio Endi Akamine, e Dom Sergio de Deus Borges, colaboram na missão de pastorear a Igreja de São Paulo. “As nomeações de bispos são marcantes para vida de uma diocese e isso enriquece a vida da nossa Igreja”, afirmou o Cardeal.

Em 2015, a Arquidiocese continua a caminhar orientada pelo 11º Plano de Pastoral, que já está no seu quarto ano de vigência. “Este Plano tem como grande propósito sermos uma Igreja testemunha de Jesus Cristo na cidade”. O Arcebispo chamou a atenção para a decisão pastoral de assumir em 2015 o que havia sido proposto inicialmente para 2016. Sob o lema “Vós sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8), o Plano desenvolve “a fé que testemunhamos”, depois de em 2014 desenvolver “a fé que celebramos” e em 2013, “a fé que professamos”. Com isso, muda também a urgência pastoral, que passa a ser “Igreja a serviço da vida plena para todos”, inspirada na constituição pastoral Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II, cujos 50 anos de promulgação são comemorados em 2015.

Dom Odilo explicou que essa inversão de prioridades foi proposta para que se possa caminhar em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2015, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, também nas comemorações do cinquentenário da Gaudium et Spes. “Recomendo, em todos os sentidos, um olhar especial para as pastorais voltadas para a vida frágil que precisa ser amparada”, disse, recordando as muitas organizações pastorais que desempenham esse papel. “Todas essas dimensões precisam de uma atenção particular, é uma das urgências para testemunharmos a ação evangelizadora. Afinal, estamos na cidade para testemunharmos a ação fecunda do Evangelho em relação a essa dimensão da vida fragilizada, sem esquecer que a vida plena para todos é, sobretudo, a vida sobrenatural”.

Destaques de 2015 

Comentando os momentos e iniciativas marcantes propostos para a Arquidiocese em 2015, o Cardeal Scherer destacou ao clero a 114ª Romaria Arquidiocesana a Aparecida, em 3 de maio, e recomendou que todas as paróquias apoiem e participem do evento, que terá como lema “Virgem Mãe Aparecida, velai por nossas famílias”. “É um grande momento de participação e comunhão da Arquidiocese. Convidem, organizem grupos, promovam as inscrições”.

Também é destaque o 13º Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero, de 3 a 6 de agosto, com o tema “Deus na cidade”, assessorado pelo Padre Carlos Maria Galli, professor da Universidade Católica de Buenos Aires.

Quanto à Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema “Vocação e Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”, de 4 a 25 de outubro, em Roma, Dom Odilo ressaltou que a Secretaria Geral do Sínodo já enviou para todas as dioceses do mundo o questionário com as primeiras indicações, direções para a reflexão sobre o tema.

Dom Odilo também anunciou que está sendo programado para 10 de março um encontro com os padres novos na Arquidiocese, ou seja, não somente os sacerdotes do clero secular ordenados recentemente, mas também os que pertencem a congregações e ordens religiosas e atuam em São Paulo desde julho de 2014. “Será um dia de encontro, reflexão, informação e orientação sobre questões pastorais, administrativas, econômicas da nossa Arquidiocese”, explicou.

Outro destaque é um evento no Dia Mundial da Água, em 22 de março. Arquidiocese de São Paulo convida todos os paulistanos a se unirem em oração para pedir a Deus a bênção da chuva, com uma procissão penitencial, pedindo para que chova o necessário no Estado de São Paulo. Dom Odilo também convidou para que no dia 15 de março, em todas as paróquias, sejam feitas nas missas orações de intercessão e louvor pelo dom da água.

Para incentivar a ação pastoral na Igreja de São Paulo, o Cardeal informou que a Arquidiocese irá instituir a Medalha São Paulo Apóstolo, que terá como objetivo dar reconhecimento a pessoas e entidades na Arquidiocese que se destacam por alguma ação ou testemunho no campo da evangelização em vários âmbitos. A iniciativa em breve será oficializada e anunciada.

“Coragem! Cada um na sua missão, no seu encargo pastoral. Sejam, cada um de vocês, pastores generosos, corajosos, cheios de fé, amor e caridade em relação ao povo a vocês confiado. Que o amor e a misericórdia orientem o trabalho de todos nós. Vivamos bem a Quaresma naquilo que é a grande proposta no lema ‘Eu vim para servir’”., manifestou Dom Odilo aos padres e diáconos.

Fernando Geronazzo