Comissão Regional de Presbíteros auxilia vigário episcopal no cuidado com os padres da Região

A A
<p>Para promover a comunhão e a animação dos mais de 300 sacerdotes que atuam na Região Sé , existe a Comissão Regional de Presbíteros .</p>
Publicado em: 08/05/2014 - 14:00
Créditos: Jornal O São Paulo

promover a comunhão e a animação dos mais de 300 sacerdotes que atuam na Região Episcopal Sé, existe a Comissão Regional de Presbíteros, que, no início deste ano, conta com novos membros.

Composta por 15 padres, a Comissão assessora o vigário episcopal da Região, dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese, nas decisões que envolvem a vida e o ministério dos presbíteros, “cuidando da formação, animação e também de situações particulares que eventualmente algum presbítero venha a ter”.

É dever da Comissão de Presbíteros organizar as reuniões mensais do clero, que além de serem um momento formativo, são oportunidades de os padres se encontrarem para a oração e convivência. O mesmo acontece no retiro anual do clero, também organizado por essa Comissão.

De acordo com o padre José Enes de Jesus, coordenador regional da pastoral e, por este motivo, membro nato da Comissão de Presbíteros, esse organismo é uma força para o clero. “Graças a Comissão, nós tomamos consciência da importância de nos unirmos como presbíteros. A partir da nossa comunhão, nós podemos agir melhor pastoralmente nas nossas paróquias. Seremos bons presbíteros se trabalharmos em unidade”.

Padre Rogério de Lima Mendes, pároco da Paróquia São Paulo da Cruz (Igreja do Calvário), é um dos novos membros da comissão de Presbíteros. Membro da Congregação Passionista, ele ressalta que a Comissão impede o isolamento dos padres, sobretudo dos párocos que, na maioria dos casos, moram sozinhos.

“Uma das atividades da Comissão de Presbíteros é exatamente ser presença na vida dos padres. Não somente nas reuniões de setores, mas também no visitar os padres, estreitando os laços de amizade e de missão”, afirma padre Rogério.

Cada setor tem um representante na Comissão de Presbíteros. Então, essa proximidade junto aos padres do setor é muito importante para a expressão dessa comunhão presbiterial e está em estreita sintonia com a Comissão Arquidiocesana de Presbíteros e sua representação no Regional Sul 1 da CNBB.