como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

A A
Papa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo
Publicado em: 08/07/2020 - 10:30
Créditos: Redação

Papa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo

NotíciasVaticano

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 8, o Padre Ângelo Ademir Mezzari como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Religioso da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, Padre Ângelo, atualmente, é pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Bauru (SP).

BIOGRAFIA

Nascido em Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, atualmente Forquilhinha (SC), em 2 de abril de 1957, Padre Ademir é o primeiro dos sete filhos do casal  Antonio Mezzari (já falecido) e Maria Etelvina Ronchi Mezzari.

Ingressou no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), em fevereiro de 1969, onde completou Ensino Fundamental e Médio. Em 1976, fez um ano obrigatório de serviço militar em Tubarão e Joinville (SC). Fez o noviciado canônico em Bauru, em 1980, e emitiu a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1981. Professou os votos perpétuos na Congregação no dia 29 de janeiro de 1984, em Criciúma.

ESTUDOS

Fez os estudos para licenciatura em Filosofia (1977-1978) na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, e para o bacharelado em Teologia (1981-1984) no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 22 de dezembro de 1984, na sua terra natal. Atualmente, tem 39 anos de vida religiosa e 35 de sacerdócio.

Após a ordenação sacerdotal, continuou seus estudos, obteve o bacharelado em Comunicação Social e Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (1986-1989). Em 2003, obteve o grau de Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, com uma tese sobre “Revelação e Comunicação”.

MINISTÉRIO

Na Congregação Rogacionista, Padre Ângelo foi formador nos seminários de Filosofia e Teologia (1985-1998), atuou na pastoral vocacional, na assistência social, na educação e comunicação. Foi, ainda,  diretor e redator da Revista Rogate de Animação Vocacional e diretor presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Foi conselheiro da Província Rogacionista São Lucas (Brasil, Argentina e Paraguai) por três mandatos (1989-1998), superior provincial por dois mandatos (2002-2010) e superior geral por seis anos, em Roma (2010 a 2016).

Na Igreja do Brasil, colaborou principalmente no âmbito da pastoral vocacional, em particular, junto à atual Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 1990 e 2010. Participou ativamente da realização dos congressos vocacionais do Brasil. Também exerceu os cargos de Diretor Tesoureiro da União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC) entre 1983 e 1988, e foi Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), em São Paulo, de 2000-2002.

ACOLHIDA DO ARCEBISPO

Em mensagem a toda ao clero e aos fiéis da Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, manifestou a alegria pela nomeação e gratidão ao Papa Francisco por atender ao seu pedido de contar com mais um Bispo Auxiliar para a Arquidiocese.

“Acolho com alegria e dou as boas-vindas ao novo Bispo Auxiliar para servir o numeroso povo de Deus desta Arquidiocese, como Bispo, juntamente com o Arcebispo e os demais Bispos Auxiliares”.

Dom Odilo também convidou todo o povo da Igreja em São Paulo para rezar pelas intenções do novo Bispo Auxiliar, “suplicando ao Espírito Santo que o ilumine e fortaleça para o exercício de sua missão episcopal”.

Padre Ângelo se somará aos seis bispos auxiliares da Arquidiocese – Dom Carlos Lema Garcia, Dom Devair Araújo da Fonseca, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Dom Jorge Pierozan, Dom Luiz Carlos Dias e Dom José Benedito Cardoso.

GRATIDÃO E ESPERANÇA

O Bispo Auxiliar eleito manifestou sua gratidão ao Papa Francisco pela sua nomeação ao episcopado. “O Pai sempre surpreende com seu imenso amor e bondade ao confiar em mim e me enriquecer com este dom do ministério episcopal, ‘pois sei em quem acreditei, e estou certo de que ele é poderoso para guardar até aquele dia o bem a mim confiado’ (2 Tm 1, 12)”, afirmou.

“Com muita fé acolho esta nomeação, e de coração dei meu assentimento, com tremor e temor, mas sei que é o mesmo Senhor, pelo Sucessor de Pedro, que me convida a continuar servindo com amor e dedicação a sua Igreja, agora na Ordem Episcopal”, ressaltou o Padre Ângelo.

Ao saudar o Cardeal Scherer e todo o povo da Arquidiocese, o novo Bispo Auxiliar afirmou que espera, com a ajuda de todos,  inserir-se “na caminhada sinodal de comunhão, conversão e renovação missionária” e contribuir com sua vida e ministério.

Fonte: Jornal O São Paulo