Cristãos 24 horas por dia... É possível!

A A
No domingo, 8 de abril, 80 pessoas se reuniram no auditório do Arsenal da Esperança para uma roda de conversa com Ernesto Olivero.
Publicado em: 12/04/2018 - 13:45
Créditos: Edição 3194, do Jornal O SÃO PAULO, de 12 a 17 de abril de 2018, p.21

Ernesto Olivero, 78, é o fundador do Sermig - Fraternidade da Esperança, comunidade responsável pelo Arsenal da Esperança Dom Luciano Mendes de Almeida, uma casa que acolhe 1,2 mil homens em situação de rua todos os dias, no bairro da Mooca. Além do Brasil, a Fraternidade da Esperança mantém casas na Itália e na Jordânia – as quais Ernesto visita regularmente – e é responsável pela realização de 3,4 mil projetos de desenvolvimento e ações humanitárias em 92 países.

No domingo, 8, aproximadamente 80 pessoas se reuniram no auditório do Arsenal da Esperança para um encontro tradicional entre os amigos da Fraternidade: uma roda de conversa com Ernesto. Entre os presentes, amigos, acolhidos e voluntários da casa, paroquianos das Paróquias Nossa Senhora de Casaluce – que tem como Administrador Paroquial o Padre Lorenzo Nacheli, da Fraternidade da Esperança – e Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, vizinha ao Arsenal, além de professores das escolas que semanal- mente visitam a casa e membros da Fraternidade.

Ao responder a diferentes perguntas – sobre esperança, fé, vocação e caridade – Ernesto Olivero, sempre em companhia de sua Bíblia, enfatizou que, na vida, “tudo é difícil”, mas que o próprio Jesus diz que todos são capazes de fazer “coisas ainda maiores” do que as que Ele fez (Jo 14,12). Como? Fazendo da melhor maneira possível mesmo as pequenas coisas, aquelas que geralmente não se dá importância: lavar um banheiro, limpar um piso, ser gentil com quem é considerado antipático. Cada resposta era ilustrada por exemplos que se passaram ao longo dessa história missionária, e a importância dada às boas influências ao longo da vida: os pais, os amigos, a esposa, Maria Cerrato, e dois ilustres brasileiros: Dom Helder Câmara e Dom Luciano Mendes de Almeida.

No site www.sermig.org.br há mais detalhes sobre a biografia de Ernesto Olivero e a história do Arsenal da Esperança, que fica na rua Dr. Almeida Lima, 900, a Mooca, próximo à Estação do Metrô Bresser-Mooca. Outras informações pelo telefone (11) 2292-0977.

Livia Miranda

Crédito das fotos: José Luiz Altieri Campos