Dom Eduardo: ‘A morte não tem mais poder sobre a vida’

A A
Dom Eduardo: ‘A morte não tem mais poder sobre a vida’
Publicado em: 06/05/2019 - 08:45
Créditos: Redação

Dom Eduardo: ‘A morte não tem mais poder sobre a vida’

Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu a missa do Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, na manhã do dia 21, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Setor Pastoral Pinheiros.

Na homilia, o Bispo afirmou que a Páscoa sinaliza o amor de Deus pelo mundo, na medida em que entregou o próprio Filho para salvar a humanidade: “A morte não tem mais o poder sobre a vida. Cristo venceu a morte, e todos aqueles que creem também serão salvos e, também, recebem a vida nova, e vida em abundância. Assim, o Domingo de Páscoa, para todo batizado, para todo fiel cristão, é dia do novo, de júbilo, de alegria e de nova libertação”, enfatizou.

Diante da Ressurreição de Cristo, afirmou Dom Eduardo, o cristão é chamado a não viver mais em pecado, mas, sim, sob o regime do amor, configurando-se a Jesus Cristo. “Páscoa, para nós, é essa nova realidade. Mesmo diante das dificuldades, diante dos problemas, estejamos certos de que Deus caminha conosco”.

O Bispo também afirmou que “Deus está presente na nossa história, na nossa caminhada, e nos habita e nos ajuda, a cada dia, para que o regime do pecado não nos obrigue mais, não nos escravize mais, mas, sim, que o amor transbordante do coração de Cristo inunde nossas vidas, inunde todo nosso ser e nos faça ver e viver essa nova realidade, a realidade do perdão, a realidade da paz, que é o desejo último do coração de Deus”. E completou: “Que seja essa experiência da Páscoa a de uma vida nova, de um Deus que vem ao nosso encontro para nos libertar”, salientou.

Dom Eduardo relembrou ainda o sentido da Sexta-feira Santa, recordando que o silêncio neste dia segue até o momento da Vigília Pascal, quando a Igreja reafirma a Ressurreição de Cristo: “O Filho de Deus que vence o pecado, vence a morte. Deus o ressuscitou para sempre! A libertação é que Cristo recebe, que Cristo promove na vida de cada homem e de cada mulher é para sempre”, continuou.

Como gesto de ação de graças, no momento do ofertório, houve a apresentação dos símbolos de ação e serviço de cada uma das pastorais e grupos da paróquia: a imagem de Nossa Senhora Aparecida, representando a Pastoral da Acolhida; o Lecionário, como símbolo maior da Liturgia; jarra com água para o Batismo; a Bíblia e livro da Catequese e o Livro Youcat para Catequese de Adultos e de Crisma; imagem da Sagrada Família, referindo-se à  Pastoral Familiar; a imagem do Sagrado Coração de Jesus para o grupo do Apostolado da Oração, cartaz e Terço dos Homem; o violão, ilustrando o Grupo de Jovens; alimentos de cestas básicas como demonstração da Pastoral Social, trabalhos manuais feitos pelo Clube das Mães; mochila com material escolar para o grupo de Lição de Casa; vaso de flor, representando a equipe de eventos, o cálice, âmbula e galhetas para os ministros da Eucaristia.

Dom Eduardo concluiu a homilia enfatizando a necessidade de mudança diante da oportunidade que Deus coloca a todo Cristão, para que por meio da Ressurreição, coloque-se a serviço do próximo: “É esse o anúncio que nós temos que fazer a todos aqueles que conosco convivem. Cristo nos libertou para que pudéssemos nos amar e testemunhar esse amor uns aos outros”, concluiu.

 (Colaboraram: Cláudia Ghirotti e Neusa Maria Oliveira)