Editora Ave-Maria comemora 120 anos

A A
A editora é responsavel pela primeira Bíblia católica no Brasil, em Língua Portuguesa.
Publicado em: 05/06/2018 - 11:45
Créditos: Redação

Diego Rocha

Pioneira em publicações religiosas no Brasil, entre as quais a revista Ave Maria, periódico católico mais antigo do País, e a Bíblia Sagrada Ave-Maria, a primeira Bíblia católica no Brasil em Língua Portuguesa, publicada em setembro de 1957, a editora Ave-Maria completou 120 anos de existência. 

Em 28 de maio, em ação de graças a Deus pela data, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu missa na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Setor Santa Cecília, concelebrada pelo clero arquidiocesano e sacerdotes claretianos, entre os quais os Padres Marcos Aurélio Loro, CMF, Superior da Província Claretiana do Brasil; Luís Erlin, CMF, diretor da editora e revista Ave Maria; e Brás Lorenzetti, Pároco. 

“Estou feliz por ter a grata oportunidade de participar deste ato comemorativo de uma obra importante da Congregação aqui no Brasil, que, junto a Maria, exalta ao Senhor por meio da difusão da Palavra do Evangelho, da palavra da Igreja, para edificação da sociedade. Estamos aqui em nome de tantas outras pessoas que, ao longo deste tempo, contribuíram para escrever a história da editora Ave- -Maria ”, disse Dom Odilo.

O Arcebispo apresentou uma linha do tempo, contextualizando como era a Igreja e a sociedade brasileira quando foi fundada a editora Ave-Maria. 

Foi num cenário de conversão e perseverança. Época de transição da forma de governo no Brasil, com a queda da Monarquia (1822-1889) e a proclamação da República (1889), resultando no fim da Lei do Padroado (que considerava o Estado “oficialmente católico”) e na instauração da laicização do Estado brasileiro, despertando na Igreja, por meio das dioceses, congregações, paróquias e associações católicas, a necessidade da criação de uma imprensa católica séria e capaz de responder às críticas então recebidas de órgãos, escritores e defensores do Estado liberal, mas também de permitir à Igreja recriar-se junto aos cristãos. Esse movimento de divulgação dos valores católicos por meio da imprensa recebeu o título de “apostolado da boa imprensa”. 

A editora Ave-Maria é administrada pelos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), congregação fundada no dia 16 de julho de 1849 pelo espanhol Santo Antônio Maria Claret (1807-1870), cuja missão é difundir, por todos os meios possíveis, o conteúdo central dos afetos do Coração de Maria: o Evangelho.

Áliston Monte, gerente editorial, salientou à reportagem que “a editora Ave-Maria acompanha a evolução digital e disponibiliza sua revista, livros e Bíblia na versão digital, por meio dos e-books”.