Em reunião, CRP reflete sobre iniciação cristã

A A
<p>O tema principal da reunião foi uma das urgências assumidas pela Arquidiocese para este ano, “Igreja: Casa de iniciação à Vida Cristã”</p>
Publicado em: 06/02/2014 - 14:30
Créditos: Jornal O São Paulo

A primeira reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP), da região Episcopal Sé, foi realizada na quarta-feira, 5, e reuniu , no Centro de Pastoral da Região, na zona oeste de Sõ Paulo, coordenadores de pastorais e de setores para iniciarem a caminhada de 2014.

O tema principal da reunião foi uma das urgências assumidas pela Arquidiocese para este ano, “Igreja: Casa de iniciação à Vida Cristã”, que foi refletido pelo padre Marcelo Delcin, coordenador regional da Animação Bíblico-Catequética.

A partir do material preparado para ser trabalho na Arquidiocese com base no 11º Plano de Pastoral, Pe. Marcelo explicou que “a iniciação à vida cristã se tornou uma urgência missionária em todo o mundo, também para os povos do Ocidente, marcado pela cultura cristã. A exortação apostólica do Papa Francisco fazendo referência ao Sínodo dos Bispos sobre ‘a Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã’ faz um forte apelo para a Igreja e traz também um grande estímulo nesse sentido”.

O padre apontou os aspectos fundamentais para a compreensão do processo de iniciação à vida cristã, como a “vida no mistério”, “fé: dom de Deus”, “vida cristã: caminho” e a iniciação em si. Constituem, na verdade, três etapas de um único caminho de fé e vida, através do qual a Igreja introduz os fiéis no mistério pascal de Cristo, tornando-os novas criaturas filhos de Deus, membros vivos de seu povo santo. Por isso são chamados de sacramentos da Iniciação Cristã”, explicou.

Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal da Região Sé, também ressaltou que todas as instâncias da Igreja estarão empenhadas nesse processo de renovação pastoral, e as indicações pastorais contidas no 11º Plano são indicativas dessa renovação.

“O aprofundamento do processo de iniciação à vida cristã em nossas comunidades deverá envolver de modo especial as pastorais de animação e acompanhamento do processo de iniciação, como Batismo, Crisma, Eucaristia, e também a Catequese de adultos e não completamente iniciados, em estreita articulação com a liturgia”.

“Muito mais que a organização de cursos que se inspiram numa pedagogia de escola, o processo de iniciação se inspira na experiência catecumenal das primeiras comunidades cristãs. É nessa direção que se encaminha a Nova Evangelização exigida pelos tempos atuais e que exige uma verdadeira conversão pastoral”, completou o Bispo.

Novos coordenadores de setor
Também durante a reunião do CRP, Dom Tarcísio infirmou que foram nomeados os novos coordenadores de setores da Região para os próximos três anos. São eles: Setor Aclimação, Pe. José de Assis Batista. Setor Bom Retiro, Pe. Luiz Cláudio de Almeida Braga; Setor Brás, Pe. Claudiomiro Bispo; Setor Catedral, Pe. Ismael Destéfani Bruneli; Setor Cerqueira César, Côn. Severino Martins da Silva Filho; Setor Jardins, Pe. Sidney José Barone; Setor Paraíso, Pe. Mário Pizetta; Setor Perdizes, Pe. Sérgio Henrique Nouh; Setor Pinheiros, Pe. Adiair Lopes da Silva; Setor Santa Cecília, Pe. José Roberto Pereira.