Entenda mais sobre o Sínodo

A A
<p>Respostas de perguntas frequentes sobre o assunto do momento da Igreja Católica.</p>
Publicado em: 07/08/2014 - 15:30
Créditos: Revista Vida e Família

O que é o Sínodo dos Bispos?
O Sínodo dos Bispos é um Organismo da Igreja, instituído pelo papa Paulo VI em 1965, no final do Concílio Vaticano II, para expressar de maneira mais eficaz a colegialidade episcopal e a responsabilidade de todo o episcopado. Junto com o Papa e sob a sua autoridade, pelo bem da Igreja inteira. O Sínodo é presidido pelo papa, com Secretaria Geral permanente, em Roma; e um Conselho, formado de 15 cardeais de várias partes do mundo.

Quem escolhe o tema das assembleias?
Sempre é feita uma ampla consulta às Conferências Episcopais e outros Organismos eclesiais; finalmente, o Papa escolhe o tema, entre várias propostas apresentadas a ele.

Como a Igreja pretende responder aos desafios da evangelização da família?
O primeiro objetivo desta assembleia do Sínodo é uma grande tomada de consciência da situação em que vive a família, sobretudo dos problemas que ela enfrenta; sabemos, de antemão, que há várias situações problemáticas. O papa Francisco chamou para refletir sobre o que a Igreja deve fazer diante dessas situações. Ela não pode mudar as palavras de Cristo nem sua própria doutrina, mas pode ter um trato pastoral novo, para não deixar as pessoas sem esperança, nem dar a impressão de que ela não tem mais nada a dizer diante de certos casos irregulares, segundo sua doutrina.

Quem participará da assembleia extraordinária de outubro?
Conforme o Regulamento do Sínodo, participarão os presidentes das Conferencias Episcopais, os Patriarcas e os Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais Católicas “sui iuris”, além de outras pessoas que o Papa pode convidar. Poderão ser umas 180 pessoas.

Como o tema da assembleia extraordinária deste ano vai se relacionar com o tema da assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro de 2015?
Serão dois momentos de um único caminho; a temática de fundo refere-se à pessoa humana, à família e ao casamento, à luz do Evangelho e da fé cristã. Neste ano, a reflexão será sobretudo sobre as situações desafiadoras atuais da família e do casamento para a evangelização; no próximo ano, tratar-se-á de olhar para essa realidade a partir do Evangelho e da vocação à vida nova “em Cristo”, para chegar a orientações pastorais e eventuais decisões, em vista da evangelização mais eficaz. Há muito trabalho a ser feito.