Festa de São Joaquim

A A
A Paróquia São Joaquim, no Setor Pastoral Aclimação, encerrou as festividades do padroeiro com missas no domingo, 30 de julho de 2017.
Publicado em: 03/08/2017 - 14:15
Créditos: PASCOM - Paróquia São Joaquim

A Paróquia São Joaquim, do Setor Pastoral Aclimação, encerrou as festividades do padroeiro com missas no domingo, 30 de julho.

Na homilia, antes de fazer as reflexões sobre as leituras do dia, Pe. Donizeti fez menção ao ensinamento do Papa Francisco sobre os cuidados com os avós: não podemos permitir que nossos avós, nossos idosos, os mais velhos sejam desprezados e fiquem isolados. Comentou que a juventude tem sua eficácia e tem que saber da sua importância do mundo. Disse ainda que Deus usa de todos os meios para nos comunicar a sabedoria que vem Dele.

O Padre nos levou a uma reflexão de quando éramos jovens: voávamos alto! Hoje mais velhos, nos vôos continuam altos, porém com a sabedoria que vem de Deus. Por isso, nossos avós tem tempo para conversar com as crianças, tem tempo para ajudar os filhos e tem tempo para ajudar os pais a criar os filhos. Citou que cada qual tem o seu compasso na vida.  Os idosos correm o risco de ficarem isolados na sociedade. Comentou sobre os avós de Nossa Senhora e sua relação com Jesus e o exemplo deles.

Seguindo exemplo de Maria, devemos cuidar de nossos pais, não por obrigação, mas por amor. Concluiu fazendo menção a uma passagem bíblica: Feliz o homem que cuidar dos seus pais na velhice. Concluiu dizendo que devemos buscar a sabedoria que vem de Deus e que devemos agir com compaixão, com ternura, com mansidão.

Nos ritos finais, o Padre convidou todos os avós a se postarem diante do altar e os abençoou enquanto aspergia a água sob os acordes e um canto de aspersão

A memória litúrgica de São Joaquim é no dia 26 de julho.

(Com informações da PASCOM - Paróquia São Joaquim)