FESTA SOLIDÁRIA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

A A
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS E A FESTA SOLIDÁRIA DA PADROEIRA
Publicado em: 19/10/2020 - 15:00
Créditos: Redação

FESTA SOLIDÁRIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no bairro do Cambuci, Setor Pastoral Aclimação celebrou o Tríduo em honra a Padroeira da Paróquia “Nossa Senhora dos Remédios. No primeiro dia, a missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Ricardo Cardoso Anacleto, que deu a bênção dos enfermos e remédios e teve como gesto solidário da comunidade a doação de pacotes de arroz e feijão. Em sua homilia, o pároco cita como tema “Maria, exemplo de solidariedade e de amor aos irmãos” e fez uma reflexão sobre como melhor entender e seguir a vontade de Deus abraçando o caminho da solidariedade apesar das dificuldades e limites humanos. 

No segundo dia do tríduo, a Missa foi presidida pelo Pe. Ronildo Vasconcelos de Oliveira, conhecido como Dom Rafael, Monge da Ordem dos Monges Beneditinos Valombrosanos e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, do Setor Pirituba, da Região Episcopal Lapa, concelebrando o Pe. Ricardo Anacleto e, também presente o Diácono Permanente Jefferson André dos Santos. Pe. Ronildo, em sua homilia falou a respeito da passagem bíblica “Vós sois todos irmãos” (Mt. 23, 8), que está ligada à ideia da fraternidade e solidariedade – temas abordados na encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti” – que, segundo o padre, são princípios ativos da vida cristã e nesta festa foram demonstrados a favor dos mais pobres, sofredores e marginalizados. Foi dada a bênção dos desempregados e carteiras de trabalho e o gesto solidário foi a doação de açúcar e óleo. 

No terceiro e último dia do tríduo, o presidente da celebração foi Pe. Marcos Roberto Pires, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, do Setor Pastoral Rio Pequeno, da Região Episcopal Lapa, que refletiu sobre o Evangelho de João capítulo 19, mais especificamente o momento que Jesus diz “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe.” e conecta ao mandamento “Amai-vos como eu vos amei”. O padre também retrata como é o amor de Deus e como devemos amar uns aos outros, já que somos todos irmãos, sempre ao lado da Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Concelebrou novamente o Pe. Ricardo Anacleto com a presença do Diácono Permanente Jefferson André dos Santos e ainda, teve também celebração de um casamento e um batizado. O gesto solidário para este dia foi a doação de macarrão e café. 

No dia 18/10, a Missa da Solenidade de Nossa Senhora do Remédios foi presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade e concelebrada pelo Pe. Ricardo Cardoso Anacleto, com o Diácono Permanente Jefferson André dos Santos. Dom Carlos iniciou a homilia manifestando súplicas de consolação e fortaleza à Nossa Senhora dos Remédios pelos doentes, pessoas aflitas em tempos de pandemia, debilitados e famílias enlutadas pela perda de entes queridos.  Em seguida apresentou brevemente a história de São João de Matha, falecido em 1213, que foi quem iniciou a devoção de Nossa Senhora sob o título “dos Remédios”. Relacionou também características daquela época com a atualidade e relatou que existem pessoas que estão ao nosso lado precisando da nossa ajuda e temos que agir. O Coral e Orquestra “BelCantus“ abrilhantou a Solenidade. 

Durante todo o final de semana os paroquianos doaram alimentos e roupas que serão direcionados àqueles que mais necessitam. A campanha de arrecadação acontecerá por todo os Mês Missionário Solidário promovido pela paróquia de 15 de outubro a 15 de novembro. 

As homilias completas e mais informações encontram-se na página do Facebook da paróquia: @nsremediossp

Informações e fotos: PASCOM da Paróquia (Rita Amaral)

Imagens de Nossa Senhora dos Remédios e de São João de Matha, que começou a devoção de Nossa Senhora dos Remédios.