Funcionamento da Câmara Eclesiástica é explicado a secretárias(os) paroquiais

A A
As(os) secretárias(os) das paróquias da Região Sé se reuniram na cúria regional, em 31 de agosto, para receberem informações sobre a da Câmara Eclesiástica de Instrução Processual
Publicado em: 11/09/2017 - 17:00
Créditos: Edição 3165, do Jornal O SÃO PAULO, de 6 a 12 de setembro de 2017, p. 21.

As secretárias e os secretários das paróquias da Região Sé se reuniram na cúria regional, na quinta-feira, 31 de agosto, para receberem informações sobre o funcionamento da Câmara Eclesiástica de Instrução Processual, sob a orientação da Dra. Maria Christina Figueira de Mello Behring Amado Ferreira, advogada, juíza do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo e notária da Câmara Eclesiástica de Instrução Processual da Região Sé.

Após a oração inicial, conduzida pelo Padre Aparecido Silva, Vigário-Adjunto da Região Episcopal Sé, a Dra. Maria Christina iniciou a palestra com uma reflexão sobre o Evangelho do dia (Mt 24, 42-51): “O empregado fiel e prudente deve fazer tudo com amor, buscando a santidade por meio do trabalho. Nossa missão como fiel empregado é servir, e o serviço judiciário visa a salvação das almas”.

Em seguida, ela explicou que o tribunal eclesiástico é um organismo da Igreja competente para julgar as causas jurídicas, e que as câmaras eclesiásticas são órgãos auxiliares do tribunal eclesiástico. Na Arquidiocese de São Paulo, cada câmara eclesiástica possui notários e auditores nomeados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano. O Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo conta com seis câmaras eclesiásticas. A advogada enfatizou a importância do atendimento, do acolhimento e da eficiência da secretaria paroquial e destacou que as paróquias devem fornecer os documentos que forem solicitados pelo Tribunal Eclesiástico.

Durante o encontro, foram esclarecidas algumas dúvidas dos participantes sobre os registros em livros paroquiais, entrega de documentos e procedimentos para arquivá-los.

As pessoas que desejarem atendimento na Câmara Eclesiástica de Instrução Processual da Região Sé devem agendar um horário com antecedência pelo telefone (11) 3826-4999.

(Com informações do Centro de Pastoral da Região Sé e da Dra. Maria Christina Ferreira)

Crédito da foto: Arquivo Pessoal