Há 75 anos, Santo Inácio de Loyola intercede pela Vila Mariana

A A
Paróquia completa 75 anos de criação com festa solene
Publicado em: 11/08/2015 - 09:00
Créditos: Edição nº 3063 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

A Paróquia Santo Inácio de Loyola (rua França Pinto, 115, Vila Mariana) completou 75 anos de criação, festejados solenemente no sábado, dia 1° de agosto, em missa presidida pelo Pe. Luiz Miguel Duarte, superior provincial da Sociedade de São Paulo (Paulinos), e concelebrada pelos demais padres da Congregação. Na oportunidade também se comemorou a memória litúrgica do Padroeiro, celebrada em 31 de julho.

Criada em 25 de janeiro de 1940, pelo então arcebispo de São Paulo, o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, a Paróquia foi confiada aos cuidados dos Padres Paulinos, que chegaram ao Brasil para iniciarem seu apostolado. Teve como primeiro pároco o Pe. José Romano Gori, que ficou à frente da comunidade por 50 anos. Em 1941, foi lançada a pedra fundamental da matriz paroquial, inaugurada em 1945, com o título de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Nos anos de 1946, 1952, 1955 e 1963 a Paróquia, que é a única da Congregação no mundo, recebeu a visita do fundador dos Paulinos, o Bem-aventurado Tiago Alberione.

Em mensagem dirigida aos paroquianos, o Pe. Mário Pizetta, pároco enalteceu os sacerdotes e religiosos que atuaram na Paróquia, bem como as famílias dos migrantes italianos, portugueses, espanhóis, de todas as nacionalidades que participaram ativamente na criação e crescimento da comunidade, e àqueles que hoje vivem e atuam na Paróquia. “Assim como o milagre do pão foi um sinal para o povo, uma paróquia é também um sinal para a vida dos que acreditam no Evangelho”, afirmou Pe. Mário, relacionando o aniversário da Paróquia com a liturgia do domingo, 2, na qual Jesus afirma ser “o Pão descido do Céu”.

Fernando Geronazzo