Homenageados com a Medalha São Paulo Apóstolo

A A
Homenageados com a Medalha São Paulo Apóstolo na Região Episcopal Sé
Publicado em: 12/11/2020 - 14:45
Créditos: Redação

Medalha São Paulo Apóstolo - A presença da Região Episcopal Sé foi marcante!

1) SERVIÇO SACERDOTAL

O Cônego Raphael Emygdio Peretta, 83, recebeu a medalha na categoria “serviço sacerdotal”. Com 50 anos de sacerdócio, exercidos em diversas paróquias da Arquidiocese. Também atuou na formação de futuros padres e diáconos permanentes e atualmente, colabora na Paróquia São Joaquim, no Cambuci, na Região Episcopal Sé.

2) AÇÃO CARITATIVA E DE PROMOÇÃO HUMANA

Padre Vítor Bertoli aos 92 anos é Pároco há mais de 30 anos da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Pinheiros, e, desde 1960, é membro do Movimento por Um Mundo Melhor. Ele foi homenageado pelo trabalho que desenvolve na comunidade paroquial desde 1985, atendendo às pessoas em situação de rua e famílias pobres.

3) INOVAÇÃO NA METODOLOGIA PASTORAL

Padre Michelino Roberto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, na Região Episcopal Sé, recebeu a medalha pela inovação na metodologia pastoral.

Na comunidade paroquial da qual está à frente há mais de 10 anos, esse Sacerdote desenvolve um trabalho marcado pelo dinamismo pastoral, valorização da liturgia e formação cristã, especialmente das pessoas que se preparam para o Matrimônio. A Paróquia também mantém uma creche, além de subsidiar atividades assistenciais e necessidades materiais de outras paróquias da Arquidiocese.

4) CULTURA

A instituição contemplada na categoria cultura foi a Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, na Mooca, na Região Episcopal Sé, que se destacou pela iniciativa Operação Saúde, que promoveu a conscientização das pessoas quanto à prevenção, cuidados e o combate à desinformação na pandemia.

Com a ajuda de voluntários e profissionais de várias áreas, foi produzido um conjunto de materiais audiovisuais, usando a internet como principal meio de veiculação de informações, tornando-o acessível à população em isolamento social. Os paroquianos também se mobilizaram para acompanharem as pessoas mais necessitadas, especialmente os idosos e demais pessoas do grupo de risco para o desenvolvimento da forma grave da COVID-19. Padre Lorenzo Nacheli, o Pároco, falou em nome de todos os paroquianos a quem ele atribuiu o mérito da iniciativa premiada, especialmente todos aqueles que perderam a vida durante a pandemia. “Foi um trabalho de muitas pessoas, que colocaram as próprias capacidades para que ninguém se perdesse”, enfatizou o Padre, sublinhando que esse projeto não se limitará ao período da pandemia, mas continuará depois que essa situação superada, pois a iniciativa é uma maneira de “mostrar a presença de Deus no nosso bairro”. Para acompanhar todo o trabalho realizado durante o Projeto "Operação Saúde", bem como assitir aos vídeos orientativos - clique aqui

5) MENÇÃO HONROSA

E a última medalha da noite foi a da categoria de menção honrosa, entregue ao Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras). Organização administrada pela Ordem dos Frades Menores, há mais de 20 anos, tem seu trabalho voltado à população em situação de rua, por meio do atendimento do famoso “Chá do Padre”, nas dependências do histórico Convento São Francisco de Assis, no centro da cidade de São Paulo.

Desde março, mantém uma tenda no centro da capital paulista onde são distribuídas cerca de 2,4 mil refeições diárias à população em situação de rua e pessoas afetadas pelos impactos econômicos da pandemia. Em outubro, foi ultrapassada a marca de 1 milhão de refeições distribuídas.

O diretor-presidente do Sefras, Frei José Francisco de Cassia dos Santos, contou que quando a pandemia começou, a entidade se preparava para atender o público que todos os anos eram atingidos pelo frio dos meses seguintes. No entanto, com o início da quarentena, os frades e voluntários foram surpreendidos com o aumento da fome e da procura por alimentos.

“A tenda se transformou em um grande espaço capaz de articular e mobilizar pessoas”, enfatizou o frade, reconhecendo o grande movimento de solidariedade que se concentrou em torno dessa iniciativa. “Em São Paulo, movimentamos em torno de 650 voluntários e, no Rio de Janeiro, 300, de diversos credos, culturas, inclusive pessoas que não possuíam nenhuma manifestação religiosa e desejavam ajudar”.

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Fonte: https://osaopaulo.org.br/noticias

Veja também a reportagem completa da Cerimônia de entrega da Medalha São Paulo Apóstolo, do dia 11 de novembro, às 20h, no teatro Tuca, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Perdizes - clique aqui

Assista à íntegra da cerimônia de entrega da Medalha São Paulo Apóstolo - clique aqui

Veja também a reportagem sobre o Pe. Vitor Bertoli do Jornal O São Paulo - clique aqui