Iniciativas de práticas quaresmais nas paróquias da Arquidiocese de São Paulo

A A
Iniciativas de práticas quaresmais nas paróquias da Arquidiocese de São Paulo
Publicado em: 15/04/2019 - 11:30
Créditos: Redação

Iniciativas de práticas quaresmais nas paróquias da Arquidiocese de São Paulo

Por Flavio Rogério Lopes -  06 de abril de 2019

Paróquia Nossa Senhora do Brasil realiza retiro de Quaresma no Mosteiro de Itaici, no último fim de semana

Na Quaresma, a Igreja propõe três práticas que são muito importantes à tradição cristã: a oração, a esmola e o jejum. Neste tempo, os cristãos se dedicam de forma intensa a essas práticas, que fazem parte de uma preparação mais eficaz para a festa da Páscoa.

'NEM EU TE CONDENO'

O Papa Francisco convocou os fiéis na sexta-feira, 29 de março, para participar de mais uma edição das “24 Horas de Oração para o Senhor”, cujo tema norteador deste ano é o versículo do Evangelho de João: “Nem eu te condeno” (Jo 8,11).

A iniciativa nasceu em Roma há seis anos, porém logo se tornou mundial, unindo espiritualmente o Santo Padre às Igrejas espalhadas nos cinco continentes, e oferecendo a todos a possibilidade de fazer a experiência pessoal da infinita misericórdia de Deus. A Catedral Metropolitana de São Paulo, em comunhão com outras igrejas da Arquidiocese, atendeu ao apelo do Papa Francisco, com a celebração de missa, via-sacra, adoração ao Santíssimo, reza do Terço, mutirão de confissões e visita pastoral aos doentes. No sábado, 30 de março, às 12h, uma celebração eucarística encerrou as atividades.

DEUS MISERICORDIOSO

A Paróquia Nossa Senhora da Consolação, na Região Episcopal Sé, também aderiu à iniciativa “24 Horas de Oração para o Senhor” e realizou diversas atividades durante todo o período de vigília, algumas delas para além do espaço da igreja-matriz.

Quem passava pela Praça da República, na região central da cidade, via uma cena que não era comum: fiéis cantavam em torno do Santíssimo Sacramento em adoração, ao mesmo tempo em que aconteciam atendimentos de confissões e direção espiritual aos que passavam pelo local.

Houve a participação de padres de outras paróquias, paroquianos e demais pessoas que passavam pela praça. A reflexão diante das pessoas abordadas era a misericórdia do pai, com base na parábola do Filho Pródigo (Lucas 15,11-32), proclamada no 4º Domingo da Quaresma.

Segundo o Padre José Roberto Pereira, Pároco, tanto na igreja quanto na praça houve intensa participação das pessoas: “Para nós, foi uma experiência muito válida, e os padres ficaram felizes. Foi um tempo muito bom, um tempo de graça, de mudança e de conversão para muitos e para nós, e também na realidade extrema que foi estar na Praça da República”

Também na Região Sé, a Paróquia Nossa Senhora do Brasil realizou um retiro de Quaresma, com os paroquianos no Mosteiro de Itaici, no município de Indaiatuba (SP), no último fim de semana.

Em 19 de março, no Largo São José do Belém, no Belenzinho, no dia da festa do padroeiro, foram colocados confessionários na praça para o atendimento de confissões dos fiéis que se dirigiam à igreja-matriz ou passavam pelo local.

PROTAGONISMO JOVEM 

O grupo Juventude Praticando o Amor (Jupra), da Paróquia Imaculado Coração de Maria, na Região Episcopal Brasilândia, realizou encontros quaresmais, com base na Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

“O objetivo vai além de vivenciar a Quaresma. É também partilhar as dificuldades das comunidades, e com isso construir um projeto para aplicar políticas públicas nos bairros e, principalmente, trazer a união dos jovens da Paróquia”, disse Bruna Amorim, coordenadora do Jupra, ao O SÃO PAULO.

A proposta foi realizar os encontros durante o mês de março em diferentes comunidades que pertencem à Paróquia, para que todos tivessem a oportunidade de vivenciar o tempo quaresmal por meio da reflexão e partilha, com base no tema da CF 2019.

Segundo Manoel Junior, integrante do Jupra, outro objetivo dos encontros foi “trazer um pouco mais do nosso protagonismo jovem e refletir sobre como podemos resolver os problemas em si e ir além disso, fazer alterações também em nossas comunidades, pois são políticas que faltam em nossos bairros”, afirmou.

AO ENCONTRO DOS NECESSITADOS

A Paróquia Bom Jesus dos Passos, na Região Episcopal Brasilândia, propôs aos fiéis uma arrecadação de produtos para crianças recém-nascidas, como roupas, fraldas e itens de higiene pessoal. As doações serão recebidas durante o ofertório da missa da Quinta-feira Santa, às 20h, na igreja-matriz (rua Professor João Machado, 856, Moinho Velho).

Segundo o Padre Airton Pereira Bueno, Pároco, a iniciativa surgiu da própria comunidade durante as reuniões em preparação para a Semana Santa. Além da prática da esmola, o principal objetivo é atender ao convite do Papa Francisco de uma “Igreja em saída, que vai ao encontro dos necessitados”. As doações serão destinadas a instituições de caridade que atendem crianças recém-nascidas.

“Sempre fazemos arrecadação de alimentos para famílias carentes, então, pensamos também nas crianças e órfãos que nascem sem condições dignas de vida. Foi assim que surgiu a proposta de arrecadarmos na Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia e do serviço, como um gesto de solidariedade quaresmal”, disse o Pároco.

O Santuário São Judas Tadeu, na Região Episcopal Ipiranga, também atendeu à iniciativa da esmola e está arrecadando ovos de Páscoa (de qualquer tipo e tamanho), ou barras de chocolate, caixas de bombons, para fazer mais feliz a Páscoa das crianças carentes da região. As doações, que podem ser entregues na secretaria paroquial (avenida Jabaquara, 2.682), serão destinadas a 101 crianças atendidas pelas Obras Sociais do Santuário, como o Centro de Educação Infantil (CEI) São Judas Tadeu.