Jovens estão atentos à realização do sínodo arquidiocesano

A A
70 jovens que participam da reflexão sobre o sínodo arquidiocesano na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Publicado em: 20/06/2018 - 12:00
Créditos: Redação
Centro Pastoral da Região Sé

Na tarde do sábado, 16, mais de 70 jovens que participam de paróquias da Região Episcopal Sé estiveram reunidos para refletir sobre o sínodo arquidiocesano. O Encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Setor Pastoral Perdizes.

Os jovens foram acolhidos pelo Padre José Donizeti Coelho, Assessor Eclesiástico do Setor Juventude Regional. A oração foi conduzida pelo Padre José Arnaldo Juliano dos Santos, Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano, e pelo Padre Donizeti José Xavier, membro da Comissão Regional para o sínodo arquidiocesano.

Na oração inicial, os assessores convidaram os jovens a participar de uma dinâmica, em que cada um amarrou uma fita recebida à de outro jovem até formar um grande círculo representando o sínodo, ir ao encontro do outro. Após o círculo com as fitas ficar pronto, foi colocado em volta da imagem de Nossa Senhora e do banner do sínodo.

Na primeira parte do encontro, Padre Donizeti apresentou o tema “Trindade, juventude e beleza”, no qual abordou a união entre Deus Pai, Filho e Espírito Santo na lógica da beleza da amizade, à qual todos são convidados, com o próprio Deus e com os homens. O Sacerdote utilizou trechos do recente livro-entrevista do Papa Francisco “Deus é jovem” para mostrar como a atuação do jovem é importante para tornar sempre viva essa jovialidade de Deus na Igreja.

Após a dinâmica em que os jovens interagiram entre si para responder três perguntas ligadas ao sínodo, o Padre José Arnaldo os estimulou a levá-las para suas paróquias e continuar as discussões, de forma a colaborar com as reflexões que estão sendo feitas nesta etapa paroquial do sínodo.

(Com informações de Lívia Miranda)