Monsenhor José Roberto é ordenado bispo e será designado auxiliar na Região Ipiranga

A A
<p>José &nbsp;Roberto Fortes Palau foi ordenado bispo pela imposição de Dom Odilo.</p>
Publicado em: 07/07/2014 - 10:45
Créditos: Redação

Imagem: Jornal O São Paulo

José de Souza Palau, 82, e Zamira Fortes Palau, 77, tiveram seis filhos. Alguns se formaram advogados, outros engenheiros e um deles seguiu a vocação sacerdotal: José Roberto Fortes Palau, 49, que no sábado, 21, na Paróquia Coração de Jesus (Igreja Coração de Maria), em São José dos Campos (SP), foi ordenado bispo pela imposição das mãos do cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

“Meu filho sempre foi muito estudioso, sempre gostou deste mundo religioso. A mãe dele é muito religiosa também. Desde mocinho, ele mostrava que queria ser padre, já tinha dom para isso. É um prazer ver meu filho sendo bispo”, contou, ao O SÃO PAULO, José de Souza.

Nascido em Jacareí (SP), em 9 de abril de 1965, dom José Roberto foi ordenado padre em 6 de fevereiro de 1993. Nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Francisco, em 30 de abril deste ano, ele chega à maior Arquidiocese do País com a experiência de mais de duas décadas de trabalhos como pároco, reitor do Seminário de Teologia e vigário geral na Diocese de São José dos Campos.

O lema episcopal do recém-
ordenado – “A verdade vos libertará” – foi lembrado por dom Odilo durante a celebração, ao enfatizar que a verdade é o próprio Cristo, que orienta a vida das pessoas.  Ainda segundo o cardeal Scherer, o bispo deve deixar-se conduzir pelo Espírito de Cristo, sendo instrumento da ação do Espírito Santo. O Arcebispo também ressaltou que o ministério episcopal é, antes de tudo, dom e graça de Deus para o serviço da Igreja.

O rito de ordenação episcopal foi iniciado após a proclamação do Evangelho, com a leitura da bula pontifícia de nomeação, e seguiu ao término da homilia, com o propósito do eleito, prece litânica (Ladainha de Todos os Santos) e a imposição das mãos do Cardeal sobre o ordenando, seguida da prece de ordenação. O novo Bispo ainda foi ungido com o óleo crismal, recebeu o Livro dos Evangelhos, o anel (símbolo da fidelidade do bispo com a Igreja), a mitra (para a incessante procura da santidade) e o báculo pastoral (símbolo do serviço pastoral). Depois foi abraçado pelo Arcebispo e demais concelebrantes, entre os quais os bispos auxiliares da Arquidiocese; dom José Valmor Cesar Texeira, bispo de São José dos Campos; dom Dimas Lara, Arcebispo de Campo Grande; dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto; e o cardeal Eusébio Oscar Scheidt, arcebispo emérito do Rio de Janeiro.

Após a comunhão, dom José Roberto abençoou a assembleia, expressou sua gratidão ao papa Francisco e ao cardeal Scherer pela confiança, e citando uma homilia de São João Paulo II, comentou sobre a missão do bispo. “Os presbíteros de uma diocese, em geral, compreendem que pode faltar ao bispo dotes de administrador, de organizador, de intelectual, mas sofrem se não encontram nele a confiança de um irmão e a segurança impregnada de afeto de um pai. Que eu possa ser isso na Arquidiocese de São Paulo onde servirei como bispo auxiliar”.

Encargo dos novos bispos na Arquidiocese
Em carta datada de 23 de junho, o cardeal Scherer informou que dom José Roberto receberá o encargo de vigário episcopal da Região Ipiranga enquanto o monsenhor Carlos Lema Garcia, que será ordenado bispo no domingo, 29, às 11h, na Catedral da Sé, assumirá o Vicariato Imagem: Jornal O São PauloEpiscopal para a Educação e a Universidade, que será criado na Arquidiocese.

A Missa de acolhida do novo Vigário Episcopal da Região Ipiranga será no dia 19 de julho de 2014, às 15h na Paróquia Imaculada Conceição, na Avenida Nazaré, 993 - Ipiranga. Celebrada por Dom Odilo.

Após a Missa haverá uma recepção, onde os fiéis poderão cumprimentar Dom José Roberto.

‘Vou para São Paulo para dar o melhor de mim’
Ao final da celebração, dom José Roberto, em conversa com a imprensa, comentou que espera encontrar na Arquidiocese de São Paulo “desafios próprios de uma grande metrópole, o desafio da pastoral urbana, para o qual a Igreja procura encontrar soluções pastorais na busca dos mais afastados, daqueles que, às vezes, receberam o sacramento do Batismo, mas estão afastados da Igreja”.

Sobre a relação com a Diocese de São José dos Campos, por onde esteve por quase 30 anos, afirmou que “está guardada em meu coração”. Ele garantiu: “Vou para São Paulo para dar o melhor de mim, assim como procurei dar o melhor de mim enquanto estive em São José dos Campos”.

O novo Bispo comentou, ainda, que foi bem acolhido pelo cardeal Scherer e os bispos auxiliares de São Paulo. “Vou aprender a ser bispo, vou precisar muito da ajuda de dom Odilo e dos bispos auxiliares”. (DG)

Amigos testemunham virtudes de dom José Roberto
Ainda no sábado, 21, dom José Roberto Fortes Palau presidiu sua primeira missa como bispo. Foi na Paróquia Santo Agostinho, a qual ele assumiu ainda como comunidade, em 2011, e ajudou a transformar em paróquia.

“O crescimento da nossa Paróquia foi justamente pelo trabalho de evangelização dele, porque a comunidade foi crescendo e houve a necessidade de construção de um local maior. Como evangelizador, ele fez com que o número de pessoas na Paróquia crescesse”, afirmou, ao O SÃO PAULO, Inês de Sales Dias Santos, 64, paroquiana.

O zelo pastoral do recém-ordenado também foi lembrado por dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, que foi bispo de São José dos Campos entre 2004 e 2013. Para ele, dom José Roberto está preparado para as atribuições de bispo auxiliar em São Paulo, por ser um servidor da vida da Igreja.

Maria de Moura, 79, secretária de dom José Roberto há 22 anos, comentou à reportagem sobre as virtudes do novo Bispo. “Ele é muito competente, humilde, capaz de falar com qualquer pessoa no mesmo tom, trata as pessoas sem desigualdade, trata a todos como filhos de Deus. Ele ama muito a Igreja”. (DG)