Na canonização de José de Anchieta

A A
<p>Texto sobre a canonização&nbsp;</p>
Publicado em: 27/03/2014 - 08:45
Créditos: Jornal O São Paulo

Caríssimos,

Conforme já foi divulgado por noticiários do Vaticano, o Papa Francisco proclamará “santo” o bem-aventurado padre José de Anchieta no próximo dia 2 de abril, mediante a assinatura e a publicação do Decreto da Canonização.

Esta canonização, há muito esperada por nós, é motivo de especial alegria para todo o Brasil, uma vez que Anchieta é o “Apostolo do Brasil”, assim proclamado já no seu funeral, em 1597. Ele marcou profundamente o inicio da evangelização, não apenas em São Paulo, mas em boa parte do Brasil. No centro histórico da capital paulista, o Pátio do Colégio lembra que Anchieta foi um dos fundadores desta cidade e também um dos iniciadores da Igreja nesta metrópole.

Por isso, vamos acolher a sua canonização com manifestações de júbilo e ação de graças a Deus. Convido os padres a fazerem tocar os sinos na mesma hora, em todas as igrejas e capelas da Arquidiocese no dia 2 de abril, às 14h, por cinco minutos, ao menos.

Ao mesmo tempo, convido o povo a fazer celebrações espontâneas de louvor e agradecimento a Deus no mesmo dia 2 de abril, em horários que as paróquias possam marcar. A CNBB preparou um roteiro de celebração para a ocasião, que se encontra também no site as Arquidiocese (www.arquidiocesedesaopaulo.org.br), de onde pode ser baixado e impresso para o uso. Artigos sobre Anchieta também se encontram no mesmo site e podem ser úteis para falar ao povo sobre o novo Santo durante as celebrações.

Convido ainda a que, no domingo seguinte, dia 6 de abril, se faça especial louvor a Deus pela Canonização de Anchieta, embora mantendo normalmente a liturgia do 5º domingo da Quaresma. A santidade, de fato, é a meta da Quaresma e da vida cristã...

Na Catedral da Sé, naquele mesmo domingo, dia 6 de abril, às 11h, faremos um solene Te Deum laudamus pela canonização do Pe. Anchieta; para essa celebração serão também convidadas as autoridades do Município e do Estado. A missa será precedida de uma procissão, saindo do Pátio do Colégio às 10h15 na direção da Catedral.

Os padres queiram ajudar o povo das comunidades a perceber a importância e o significado dessa canonização e da própria figura de Anchieta, tão ligada a São Paulo e ao Brasil. Deus nos oferece uma ocasião singular para o testemunho eloquente do Evangelho do Reino e da ação amorosa de Deus junto de seu povo nesta cidade. Ao mesmo tempo, a Providência nos convida a renovar-se na dimensão missionária e da caridade pastoral, olhando para “São” José de Anchieta.

Ad maiorem Dei gloriam. Que seja tudo para maior glória de Deus! “São” José de Anchieta, togai por nós! Deus os guarde no seu amor.

Tags