Noite Teológica destaca origens e atuação pastoral do Papa Francisco

A A
Aproximadamente 130 pessoas participaram da Noite Teológica promovida pelo ITELSÉ, no dia 2 de outubro.
Publicado em: 17/10/2017 - 13:30
Créditos: Edição 3170, do Jornal O SÃO PAULO, de 11 a 17 de outubro de 2017, p. 21

Aproximadamente 130 pessoas participaram da Noite Teológica promovida pelo Instituto de Teologia para Leigos da Região Sé (Itelsé), no dia 2, que destacou a vida e a atuação pastoral do Papa Francisco.

A atividade teve como conferencista o Professor Oscar Maldonado. Após ter lembrado sumariamente as origens familiares e culturais de Francisco - portenho, filho de imigrantes, latino-americano, sacerdote jesuíta - o Professor salientou a experiência da piedade popular do Papa Francisco, que o acompanha ao longo de toda a vida, desde o ambiente familiar até ao papado.

Segundo o Professor Oscar, o Papa é “filho do Concílio Vaticano II”, por isso percorre esse caminho enfrentando tensões, problemas, tentativas de reforma da Igreja, tendo como referencial a Teologia do Povo de Deus (Cap. II da Lumen Gentium). Dentro dessa perspectiva, foram abordados outros temas: a Igreja comunidade de irmãos; a opção preferencial pelos pobres, a necessidade de ser uma Igreja pobre para os pobres; a participação dos leigos do múnus sacerdotal, profético e régio do único povo de Deus (Lumen Gentium 11-13). Ao citar expressamente a Dei Verbum 2, o Conferencista insistiu sobre Jesus Cristo ser o centro da Igreja e da vida de todos.

O Professor Oscar realçou também a importância eclesial dos papas anteriores e mencionou os documentos publicados por Francisco. O Conferencista destacou o jeito simples de ser e de agir do atual Pontífice, que é coerente com suas palavras e gestos, dando um testemunho profundo de autenticidade e de credibilidade diante do mundo.

Pe. Sérgio Bradanini

Crédito da foto: ITELSÉ